Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Conhecido pelos espetáculos e projetos culturais artísticos e técnicos das artes cênicas, o Coletivo Agulha Cenas acaba de inaugurar a sua primeira escola de formação artística. O Centro de Artes Agulha Cenas dá início às atividades nessa segunda-feira, 19, com sede na 206 Sul, com aulas para crianças, jovens e adultos.

No campo das artes cênicas, o Centro de Artes oferece cursos de Balé - a partir de 4 anos, Jazz - a partir de 10 anos, Dança Contemporânea - a partir de 10 anos, Balé Fit - a partir de 16 anos, Teatro - a partir de 10 anos, e Acrobacias Aéreas (Lira e Tecido) - a partir de 10 anos. Haverá também turmas para Karatê - a partir de 9 anos, e Introdução à Fotografia - a partir de 18 anos. 

Matrículas

As matrículas já estão abertas e podem ser feitas na sede da escola ou pelo telefone. Nesta semana, haverá isenção de taxa de matrícula e mensalidades com descontos que variam de 5 a 30%. As aulas serão ministradas por artistas e profissionais do esporte da Capital, integrantes e parceiros do Agulha Cenas, como os bailarinos Renata Souza, Elton Fialho, Josely Rocha, Vanessa Costa Souza e Liby Ahias; os atores do Grupo de Teatro Um Ponto Dois - Justino Vettore, Patrícia de Sá, Carlos Gontijo e Bianca Melo; o professor de Karatê Lucio de Miranda e a fotógrafa Flaviana Ox.

De acordo com a diretora do Agulha Cenas, a bailarina Renata Souza, o objetivo é formar artistas cidadãos incentivando o surgimento de novas ideias e iniciativas. “Pretendemos promover e fortalecer o conhecimento, a compreensão e a prática das artes cênicas para as gerações futuras”, afirma.

Agulha Cenas

Um coletivo de criação cênica que realiza espetáculos autorais para teatros e espaços adaptados. Fundada em 2016, desenvolve uma proposta cênica multilinguagens (dança, música, teatro) de caráter lírico, ligada à expressão de estados interiores e à musicalidade da palavra e do movimento. Trabalha com materialidades corporais, visuais, textuais, vocais e sonoras, organizadas em camadas de sentido que mantêm sua lógica interna, ao mesmo tempo que dialogam umas com as outras. Cada espetáculo e projeto nasce de um processo colaborativo que parte da interlocução com legados culturais compartilhados e costura percursos sensoriais e narrativos. Atualmente, o Coletivo é dirigido por Renata Souza e Elton Fialho.