Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de trocar experiências e fortalecer a atuação conjunta das forças de segurança em ações de auxílio à Defesa Civil no Estado do Tocantins, na tarde dessa segunda-feira, 26, o secretário executivo da Secretaria de Estado da Segurança Pública, Servilho Silva de Paiva, o superintendente de Segurança Integrada; Marcelo Falcão e o diretor do SIOP, delegado Ricardo Real participaram do simpósio, promovido pelo Exército Brasileiro em apoio a Defesa civil.

O evento que está sendo realizado na sede do 22º Batalhão de Infantaria Motorizada do Tocantins em Palmas, tem como objetivo; estreitar laços e aumentar a integração entre as agências que fazem parte do sistema de defesa civil; compartilhar as experiências vividas pelas instituições participantes, no tocante às catástrofes naturais e nós desastres ocorridos na região; estimular o debate sobre assuntos relativos à ajuda humanitária e difundir a estrutura; e a metodologia de emprego das forças armadas. 

Contando com as presenças de representantes da Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Polícia Rodoviária Federal, Ibama, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Funai, Ministério Público, Secretaria da Segurança Pública, Superintendência de Segurança Integrada (SSI), Sistema de Operações Integradas (Siop), e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), o simpósio teve início nesta segunda-feira, terá seu encerramento na próxima sexta-feira, dia 30.

Durante o encontro, os representantes dos vários órgãos e instituições presentes, debateram e alinham ideias de ações que podem resultar em operações de apoio às atuações da Defesa Civil nas várias regiões do Estado do Tocantins. Cada órgão explicou sobre seu campo de atuação e como as ações podem ser sincronizadas visando alcançar os propósitos estabelecidos como metas pelos participantes do simpósio.

Durante o evento, o Diretor do Siop, delegado de Polícia Civil Ricardo Real ministrou palestra sobre a importância da integração dos órgãos de segurança para a agilidade no atendimento das ocorrências. Em sua fala, o diretor destacou as ações conjuntas que já vem sendo implementadas pelas forças de segurança e reforçou que os órgãos e instituições reunidos devem trabalhar unidos e em consonância para que as ações em apoio a Defesa Civil sejam intensificadas e resultam sempre no bem-estar das populações que precisam ser atendidas de norte a sul do estado.

 O evento terá sequência nesta terça-feira, e contará com palestras das demais instituições em um esforço conjunto para estabelecer protocolos de atuações conjuntas e que possibilitem ações de pronta resposta mais céleres que tem por finalidade levar ajuda a quem mais precise.

Para o diretor Ricardo Real, o encontro é uma ótima oportunidade de as forças de segurança e os demais órgãos estreitarem laços e promoverem ações conjuntas. “Esse simpósio vai possibilitar com que todos os representantes aqui reunidos possam traçar estratégias e discutir ideias práticas no sentido de auxiliar a Defesa Civil em suas demandas. Isso é importante, pois resulta na criação de um protocolo de ações emergências que conte com a expertise de todas as forças envolvidas”, observou o diretor.