Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Com o intuito de levar mais segurança e cidadania para a população de todas as regiões do Estado, o Governo do Tocantins, por intermédio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-TO) inaugurou, nesta quarta-feira, 28, nas cidades de Aragominas, no norte do Estado e também em Tupirama, no centro-norte outros dois núcleos de atendimento do Instituto de Identificação. Os núcleos, correspondem às unidades de número 61º e 62º, foram entregues às populações dos respectivos municípios e são vinculados à Superintendência de Polícia Científica. 

Pela manhã a entrega foi feita em Aragominas e no período da tarde na cidade de Tupirama. Frutos de acordos de cooperação técnica firmados entre a SSP-TO e as Prefeituras dos dois municípios, as unidades serão responsáveis pela emissão de carteiras de identidades (RGs), e também atestados de antecedentes criminais.

Com as instalações dos Núcleos de Identificação, os moradores dos municípios não mais precisarão se deslocar para fazer o documento de identidade em centros maiores como Guaraí e também Araguaína. O que irá facilitar não somente o acesso ao serviço, como também eventuais despesas com deslocamentos.

Aragominas

Em Aragominas, a cerimônia de entrega da Unidade ocorreu às 9h e contou com as presenças do secretário de estado da Segurança Pública, Cristiano Sampaio, do Vice-Governador do Estado, Wanderlei Barbosa, da Delegada Geral da Polícia Civil do Tocantins, Raimunda Bezerra de Souza, da diretora do Instituto de Identificação, Naídes César Silva, da Superintendente, em exercício da Polícia Científica, Aldenis Cavalcante, da delegada Regional de Araguaína, Ana Maria Varjal, além de policiais civis da 24ª Delegacia, do prefeito e anfitrião do evento, Sr. Marcos Alexandre, além de deputados, demais autoridades e população em geral.

O vice-governador do Estado, Wanderlei Barbosa destacou a importância da descentralização dos núcleos. “A entrega desses núcleos faz com que o governo do estado possa vir ao encontro das demandas da população oferecendo um serviço ágil de qualidade e sem custos, o que otimiza as ações e resulta na satisfação de todos. Sendo assim, estamos trabalhando para que todo aquele que busque os serviços do estado, possa encontrar em seu próprio município poupando tempo e recursos” salientou o vice-governador.

Para Sampaio, a entrega dos dois núcleos reafirma o comprometimento do Governo do Estado e assegura o direito à cidadania a todos os tocantinenses. “Por meio de uma gestão focada em trazer resultados e que atenda aos interesses e demandas da população que é a grande beneficiada pela entrega das duas novas unidades do núcleo de identificação, estamos caminhando para garantir que todos os municípios possam contar com esse importante serviço. Todo cidadão tocantinense precisa ter assegurado o acesso ao documento de identidade e é obrigação do estado levar esse documento tão essencial a todos que dele precisem”, destacou o secretário

O Núcleo funciona na mesma área em que está localizada a sede da 24ª Delegacia de Polícia Civil (DPC) de Aragominas. Na visão do prefeito do município, Marcos Alexandre, o núcleo veio em muito boa hora e rapidamente se tornará uma ferramenta muito útil para atender a demanda da população que busca fazer o RG.

“Esse novo núcleo vai facilitar muito a vida das pessoas que vivem tanto na zona urbana quanto na zona rural de Aragominas, para fazer esse documento tão importante que garante direitos e reafirma a cidadania. Quero aqui agradecer a dedicação do secretário Cristiano, bem como de sua equipe e também do Governo do Estado por estar viabilizando essa entrega”, disse o gestor. 

Tupirama 

Em Tupirama, o evento ocorreu às 15h30, na sede da secretaria da Saúde e também na Prefeitura Municipal, onde o núcleo foi implantado. Durante a solenidade de entrega da nova unidade do Instituto de Identificação, o secretário da segurança pública Cristiano Sampaio, fez questão de ressaltar que a descentralização dos atendimentos da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Científica é de suma importância para que os serviços prestados pelos órgãos que compõem a SSP-TO sejam ofertados a todos os cidadãos do estado independente da região que residam.

Para o prefeito da cidade, Ormando Brito, a implantação do núcleo de identificação vai facilitar a vida de muitas pessoas da cidade, uma vez que existe uma demanda muito grande para se retirar o documento de identificação. “Por meio da parceria firmada com a SSP-TO estamos sendo capazes de atender a esse anseio da população, uma vez que com a implantação do núcleo de identificação, iremos possibilitar a entrega de um serviço de qualidade a todos que necessitam”, disse o prefeito.

Segundo o delegado titular de Tupirama, Bernardo José Rocha Pinto, a inauguração do novo núcleo representa cidadania, dignidade e autonomia para a população do município. “A chegada do núcleo de identificação é um facilitador para as pessoas que poderão buscar o acesso a um documento como o RG. Parabenizo o governo do estado, bem como a Secretaria da Segurança Pública pelo importante serviço que está sendo prestado em prol da população de Tupirama e todos os demais municípios que já receberam as instalações das novas unidades”, frisou o delegado.

Descentralização e resultados

“O maior beneficiado é o povo tocantinense que terá condições de realizar a aquisição de seu documento de identidade de uma forma mais célere e desburocratizada, pois todos sabem da importância do documento e também que o mesmo garante acesso a direitos fundamentais, além de trazer mais dignidade e cidadania. Por isso, é compromisso da gestão do Governador Mauro Carlesse e do Secretário da Segurança Pública, oferecer meios para que possamos atender a todos os moradores do Tocantins”, finalizou a diretora do Instituto de Identificação, Naídes César Silva.

Foco no bem-estar do cidadão

Para a superintendente em exercício da Polícia Científica, Aldenis Cavalcante, as inaugurações dos dois núcleos viabilizam se convertem em mais benefícios à população. “Estamos fazendo um esforço conjunto para que os benefícios trazidos pelas implantações dos núcleos cheguem a todos os moradores do estado”, frisou Aldenis.

A entrega do núcleo de Tupirama, também contou com as presenças dos deputados estaduais Olyntho Neto e Léo Barbosa, além da delegada geral da Polícia Civil, Raimunda Bezerra de Souza, do delegado titular da Delegacia de Polícia Civil de Tupirama, Bernardo José Rocha Pinto, além de demais policiais civis, servidores municipais e população em geral.