Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves

Continuam nesta quinta-feira, 29, os atendimentos feitos por meio da ação Orienta Naturatins, mutirão de assistência individual, realizado por técnicos do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e da Fundação do Meio Ambiente de Palmas. O evento está sendo realizado no espaço cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas, em horário comercial.

Os atendimentos ambientais são destinados a produtores rurais, empreendedores, responsáveis técnicos e consultores, com objetivo de aproximar o Instituto do seu público externo, desburocratizando os serviços e facilitando a tramitação dos processos de licenciamentos diversos de competência do órgão.

Mathias Pereira Gonçalves, que acabou de adquirir uma chácara nos arredores de Palmas, foi um dos atendidos na quarta-feira, 28. Ele declarou que ficou muito satisfeito com o atendimento, uma vez que pode tirar dúvidas sobre vários temas relacionados com demandas ambientais. “Conversei com vários técnicos e fui muito bem orientado; agora, já sei por onde começar os projetos que tenho em mente”, disse, complementando que “todo órgão público deveria realizar esses mutirões de atendimento para facilitar a vida da gente”. 

Já a servidora pública Vanilda Columbari buscou atendimento para tirar dúvidas sobre como recuperar uma nascente existente em sua propriedade recém-adquirida. “Gostaria de saber como preservar melhor os recursos que possuo naquele pedaço de chão, que tipo de vegetação é mais adequado à cabeceira da nascente e quais espécies devo plantar ao longo do curso de água”, relatou.

Vanilda também foi atendida por vários técnicos e ficou bastante satisfeita com a iniciativa do Naturatins. “Era o que eu precisava, vários atendimentos em um só lugar e técnicos que estão focando na minha demanda particular”, ressaltou.

Grande parte das demandas atendidas pela equipe técnica do Naturatins eram de consultores ambientais, que representam proprietários rurais. As consultas foram variadas, desde dúvidas sobre processos de licenciamento já em curso, até informações sobre recursos florestais, outorgas d’água, serviços de protocolo e jurídico. Outros esclarecimentos como julgamento de multas, prazos para defesa e recursos administrativos e carteira de pesca também estão sendo oferecidos no Orienta Naturatins.

Já entre as demandas atendidas pelos técnicos da Fundação do Meio Ambiente de Palmas estavam dúvidas sobre as exigências da legislação ambiental para instalação de posto de combustível e lava jato.

Próximas edições

Já estão marcadas as duas próximas edições do Orienta Naturatins. Em Dianópolis, a ação acontece nos dias 4 e 5 de agosto, na Câmara Municipal dos Vereadores. Já em Mateiros, a ação será nos dias 6 e 7 de agosto, no auditório do Centro de Atendimento ao Turista. Os usuários das duas cidades já podem agendar atendimento pelo WhatsApp.