Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Visando apoiar as ações de enfrentamento à Covid-19, 3.630 oxímetros e mais 1.815 termômetros estão sendo doados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) aos municípios e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), considerados prioritários no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Roraima, Rondônia, Tocantins, Pará e DSEIs prioritários, são os territórios beneficiados. 

Com o agravamento da pandemia e o consequente aumento da demanda por suprimentos e equipamentos que garantam a atenção à saúde de mulheres gestantes, crianças e adolescentes, vários desafios se apresentam, principalmente, na Amazônia Brasileira. Por essa razão, o Unicef através de mobilização de parceiros reuniu esforços para apoiar os municípios prioritários em condições de extrema vulnerabilidade diante do cenário epidemiológico nacional e mundial.

Acre e Amapá tiveram seis municípios contemplados. No Amazonas, 60 cidades estão recebendo os equipamentos, e o Maranhão 16 municípios, além do Distrito Sanitário Especial (DSEI) Maranhão. Mato Grasso e Pará tiveram, respectivamente, 12 e 34 cidades que receberam as doações, além do DSEI Guamá-Tocantins. Rondônia, Roraima e Tocantins, receberam os equipamentos conforme a prioridade de cada cidade dessas regiões. Sendo assim, as doações foram enviadas para oito cidades de Rondônia e mais o DSEI Cacoal (RO), duas cidades em Roraima e cinco em Tocantins. 

O Maranhão, estado contemplado com as doações, já distribuiu os equipamentos para 24 cidades desta primeira fase de entregas, restando apenas dois municípios a serem alcançados na próxima semana. Para o Secretário de Saúde do Estado, Carlos Lula, a parceria com o Unicef tem permitido reforçar a vigilância junto às secretarias municipais. 

“Neste momento, em que o cenário epidemiológico da covid-19 apresenta uma tendência de melhora, os municípios devem reforçar as ações de vigilância e monitoramento das síndromes respiratórias e continuar a adotar medidas de prevenção. A ação do Unicef fortalece as atividades das Secretarias Municipais para a continuidade no enfrentamento à pandemia. Não basta vacinar, a vigilância precisa ser permanente”, completa. 

Para a coordenadora de saúde do Unicef no Brasil, Cristina Albuquerque, “estas doações são resultado de um esforço de muitos para fortalecer os cuidados urgentes, permanentes e necessários para este momento de pandemia. O Unicef vem dialogando com o setor privado que tem tido a sensibilidade de contribuir com os territórios mais vulneráveis para que possam cuidar de quem precisa, não só com equipamentos de proteção individual, mas também com kits de higiene e outros, para quem mais precisa, especialmente para os povos indígenas, tão duramente impactados pela Covid-19.”

Áreas Prioritárias para o Unicef 

No período da pandemia, o Unicef analisa continuamente os dados socioeconômicos e epidemiológicos das regiões e municípios mais vulneráveis do Brasil para formular estratégias de atuação. Historicamente, são nessas áreas que os efeitos da pandemia são mais intensos, principalmente em aspectos como evasão escolar e queda na imunização de crianças e adolescente, entre outros. Cento e cinquenta municípios da Amazônia Legal e do Semiárido e 55 bairros de capitais foram escolhidos para a atuação direta do Unicef e parceiros.

Sobre o Unicef 

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o Unicef trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos. Saiba mais em www.unicef.org.br