Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Flickr

Foto: Flickr

Nos dias 2 e 6 de agosto, terá a participação de artistas tocantinenses no Sesc Amazônia das Artes. Segunda-feira (2), às 19h, o Coletivo Agulha Cenas se apresenta com o espetáculo de dança Tumbeiros. Já na sexta-feira (6), às 19h, será exibido o espetáculo teatral Zé, de A Barraca Cia de Artes. Todas as apresentações serão no canal institucional no Youtube (Sescto). Informações pelo e-mail cultura@sescto.com.br ou pelo telefone.

Em 2021 o Tocantins será representado no Sesc Amazônia das Artes pelo Coletivo Agulhas Negras e pela A Barraca Cia de Artes. O projeto é uma rede de intercâmbio das artes e da cultura, que cria laços e fortalece a criação artística, dando visibilidade para as potencialidades que aparecem no cenário cultural da Amazônia Legal e do Piauí, tornando-se um instrumento de transformação e de desenvolvimento da produção artística da região. Realizado em formato de mostras, o projeto oferece acesso a produtos culturais de forma gratuita, com apresentações e capacitação em diferentes áreas artísticas como Artes Cênicas, Música, Teatro, Circo, Dança, Audiovisual, Literatura e Artes Visuais.

Tumbeiros - 02/08, às 19h

É um espetáculo de dança-teatro que reflete sobre as amarras psicológicas e sociais que atingem os sujeitos, valendo-se de uma narrativa fragmentada com alusão a diferentes situações e momentos históricos da experiência humana. O espetáculo tem textos de Fátima Salvador, coreografia e direção artística de Renata Oliveira e composição e direção musical de Heitor Oliveira. A duração é de 50 minutos e a classificação é 12 anos.

Ficha técnica:

Coreografia e direção artística: Renata Oliveira

Composição e direção musical: Heitor Oliveira

Textos e canções: Fátima Salvador

Cenário e Figurinos: Vivian de Oliveira

Iluminação: Lúcio de Miranda

Elenco: Elton Fialho, Fabrício Ferreira, Maria Antônia Dantas e Renata Oliveira

Zé - 06/08, às 19h

O espetáculo teatral popular “Zé”, de A Barraca Cia de Artes” une poesia, música e dança para contar sobre o mundo poético e lírico do poeta, escritor, teatrólogo José Gomes Sobrinho “in memorian”, por meio de suas poesias, sua música, seus textos e principalmente pelo modo como as pessoas o viam, trazendo à tona sua visão de mundo e concepções sobre a vida e sua realidade. A duração é de 40 minutos e a classificação é Livre.

Ficha técnica:

Direção-geral: Nival Correia

Direção musical: Márcio Bello  (Tambores do Tocantins)

Assistente de Direção: Magna Silvia Carneiro

Atrizes: Cleuda Milhomem, Cinthia Abreu, Leidiane Martins, Iva de Oliveira e Magna Silvia Carneiro.

Produção Executiva: Cinthia Abreu

Assistente de produção: Sheyla Virginio

Preparação corporal: Felipe Trindade

Preparação vocal: Anne Raelly

Figurinos: Yrlandes Yuri

Roteiro: Criação coletiva

Músicas: Composições Coletivas

Textos: José Gomes Sobrinho (in memorian)

Gravação e edição do vídeo: Abreu 3D

Sesc Amazônia das Artes

É uma rede de intercâmbio das artes e da cultura, que cria laços e fortalece a criação artística, dando visibilidade para as potencialidades que aparecem no cenário cultural da Amazônia Legal e do Piauí, tornando-se um instrumento de transformação e de desenvolvimento da produção artística da região. Realizado em formato de mostras, o projeto oferece acesso a produtos culturais de forma gratuita, com apresentações e capacitação em diferentes áreas artísticas como Artes Cênicas, Música, Teatro, Circo, Dança, Audiovisual, Literatura e Artes Visuais.
 
A programação está disponível no site: www.sescamazoniadasartes.com.br