Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Agosto é conhecido como o mês dos ventos fortes em Palmas. O mês também é marcado por altas temperaturas, baixa umidade relativa do ar e alta incidência de raios solares. Segundo o boletim da Defesa Civil Municipal divulgado na segunda-feira, 2, para esta primeira semana do mês não há previsão de chuvas e são esperadas altas temperaturas, umidade relativa do ar podendo chegar a 13% na quarta-feira, 4, e índice UV (ultravioleta) muito alto. A previsão de ventos para a semana pode atingir a marca de 26km/h, e para o sábado, 7, segundo o site do Clima Tempo, a velocidade do vento em Palmas pode passar dos 50km/h. 

Para evitar as doenças respiratórias típicas deste período do ano, a Defesa Civil do Município orienta a população a adotar alguns cuidados, como evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e ingerir bastante água, uma vez que a baixa umidade ajudar a ressecar a pele.

Além disso, o órgão também recomenda o uso de filtro solar e de umidificador de ar no trabalho e em casa. Caso as pessoas não tenham o umidificador, devem usar bacias com água ou toalhas molhadas. Outras medidas importantes, segundo o órgão, são as seguintes: evitar atividade física ao ar livre entre as 10h e 17h; deixar as janelas e portas fechadas no momento de ventos fortes; fazer periodicamente a higienização da casa para evitar complicações respiratórias e alergias; fazer a limpeza das narinas com soro fisiológico, e principalmente não utilizar o fogo para limpeza de terrenos seja urbano ou rural.

Para o superintendente da Defesa Civil Municipal, Bruno Maciel Grama, o risco de queimadas nesse período é ainda maior, além da vegetação seca, a velocidade do vento pode propagar as chamas do fogo muito rapidamente. “Vale lembrar que tanto o decreto municipal quanto o estadual suspenderam a utilização do fogo para limpeza de terrenos tanto urbanos quanto rurais, devido ao risco de queimadas”.

SMS

E para auxiliar na prevenção de incidentes, a Defesa Civil Nacional disponibilizou um serviço de alertas de desastres naturais por SMS. Através desse serviço, a população é informada de forma gratuita e com antecedência sobre a possibilidade de desastres naturais como vendavais. Para se cadastrar é bem simples, basta a pessoa enviar o CEP de interesse para o número 40199.