Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Uma das mais antigas escolas de Araguaína, a Escola Moderna teve obra de reconstrução entregue nesta manhã de quinta-feira, 5, beneficiando mais de 300 alunos. Para a diretora da unidade, Lucia Helena Carneiro, a melhoria tem um sentimento especial. “Eu e mais 9 servidores estudamos aqui. Nós nascemos e crescemos no bairro, é um lugar de pertencimento e isso nos dá um contato muito grande com os pais dos alunos. Ver a escola mais bonita e segura é muito gratificante”.

A unidade era mantida pelo Estado até 2013 e em 2014 passou para o Município, sendo mais uma a receber reforma e ampliação pela Prefeitura de Araguaína. “São R$ 372 mil do Tesouro Municipal investidos nessa obra. São nossos impostos sendo devolvidos para a população. Além dessa, temos várias outras escolas e creches em reformas e em construção, na zona rural e na zona urbana”, afirmou o prefeito Wagner Rodrigues.

Além do prefeito e diretora, a cerimônia contou com a participação do vice-prefeito, Marcus Marcelo, deputado federal Tiago Dimas, servidores e secretários municipais, entre eles a secretária municipal da Educação, Elizangela Moura.

Novo nome

Com a reconstrução, a unidade foi batizada em homenagem a Maria dos Anjos Carreiro, que foi professora, diretora escolar e escritora, publicou livros de poesia traduzidos e publicados em países como França e Bélgica. Filha de lavradores, sempre demonstrou paixão pela literatura, tornando-se membro fundadora da Acalanto (Academia de Letras de Araguaína). Morreu em 29 de julho de 2011, aos 64 anos, vítima de leucemia.

Maria Aparecida Carreiro Martins, que é sobrinha da homenageada, lembrou da paixão da tia que incentivou oito mulheres da família a também se tornarem professoras. “Ela me ensinou as primeiras letras aqui nesta escola. Foi a matriarca e passou essa paixão para nós. Assim como meu avô, João Diniz de Sousa, criador da escola, entendeu que o maior legado a ser deixado era do conhecimento”.

A obra

Foi trocada toda cobertura da escola, entre forro, estrutura e telhado, e ainda implantadas novas instalações elétrica, hidrossanitária e de gás. As paredes e muros ganharam pintura e as calçadas externas e internas foram refeitas com piso intertravado.

A cozinha conta agora com cômodos exclusivos para área de frios, depósitos de alimentos e materiais de limpeza. Além da reforma dos banheiros já existentes, foram construídos dois novos com acessibilidade para pessoas com necessidades especiais.

Educação como prioridade

Com essa, desde 2013 a Prefeitura entregou 16 novas unidades de ensino e mais sete reconstruída e ampliadas. Atualmente, há a construção de uma escola de tempo integral na Vila Azul e outras quatro unidades têm previsão para serem entregues nos próximos anos, nos setores Maracanã e Araguaína Sul e nos assentamentos Manoel Alves e Paraíso. Além de manutenção corretiva em mais de 40 escolas, nas zonas rural e urbana.