Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Carlessandro Souza

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), disponibiliza suporte aos romeiros da tradicional festa do Tocantins, a Romaria do Senhor do Bonfim. O evento acontece entre os dias 6 e 16 de agosto, e o Centro de Apoio do Governo atenderá entre os dias 7 e 16.

Tradição entre os devotos, a Romaria do Senhor do Bonfim inicia-se na nesta sexta-feira, 6, no povoado do Senhor do Bonfim, a 24 km de Natividade. O Governo do Tocantins, por meio da Setas, participa do evento, com o Centro de Apoio, com estrutura montada, no km 12, entre Natividade e o Povoado do Bonfim. O objetivo é oferecer suporte de apoio às famílias e grupos de romeiros, com água, frutas, banheiro e cadeiras para descanso, além de assistência à saúde e orientações sobre cuidados sobre a Covid-19. O atendimento no Centro de Apoio do Tocantins acontece entre os dias 7 e 16.

A Romaria do Senhor do Bonfim, de Natividade, atrai, anualmente, em agosto, milhares de fiéis de diversos municípios tocantinenses, além de devotos de outros estados. “Durante o evento, em apoio aos romeiros, o Governo do Tocantins participa com uma barraca de apoio, no meio do percurso, oferecendo banheiro, água, café, frutas, cadeiras e alimentação, gratuitamente, além de assistência à saúde, àqueles que precisarem", segundo o gerente do setor de Inclusão Produtiva da Setas, Raimundo Gonçalo.

Joaquim Maia, 47 anos, de Porto Nacional, viaja há treze anos, com a família e amigos, cerca de 20 pessoas, para Natividade e de lá fazem o percurso da peregrinação, 24 km, em quatro horas de caminhada até o povoado do Bonfim. “Eu já tinha o hábito de ir ao Bonfim e me identifiquei com o momento de devoção e fé. É um entendimento de sacrifício para aumentar a fé no Senhor do Bonfim, e aí entendi que deveria ir mais vezes”, contou.

O secretário da Setas, José Messias de Araújo, destaca que o Governo do Estado entende como necessário atender aos fiéis que estão em busca de um compromisso de fé e que se sentem cansados pelo caminho. “É uma determinação do Governador, Mauro Carlesse, que na medida em que for aberto o Santuário o Governo esteja presente para o atendimento às famílias e aos grupos de romeiros, com apoio e assistência à saúde com aferição de temperatura e pressão, além de orientações sobre os cuidados para evitar a contaminação pela Covid-19”, afirma o secretário.

História

A Romaria do Povoado do Senhor do Bonfim teve origem com o surgimento de Natividade, já com 279 anos. A primeira igreja foi construída no povoado em 1750, depois que um vaqueiro encontrou uma imagem do santo em cima de um toco de árvore. Como o festejo foi crescendo, em 1941, um templo maior foi construído: o Santuário do Senhor do Bonfim.

Romaria

Em Natividade - município a cerca de 278 km, seguindo pela rodovia BR-010 - o festejo é realizado há mais de dois séculos, entre os dias 7 e 15 de agosto, e deu origem à primeira igreja construída no povoado, em 1750. Anualmente, milhares de fiéis percorrem os 24 km que separam Natividade do povoado ou mesmo distâncias maiores a pé, em agradecimento por uma graça.

Peregrinos

Durante a romaria, é comum a presença de fiéis nas estradas, em pequenos grupos. Muitos vêm caminhando de longas distâncias, pagando promessas por graças recebidas.