Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) divulgou o primeiro relatório de acompanhamento das vazões da bacia do rio Tocantins. O projeto está sendo desenvolvido pela de Hidrologia e Gestão Territorial da Superintendência Regional de Goiânia (GEHITE-GO) e foi apresentado no dia 30 de julho. A publicação está disponível no portal do Sistema de Alerta de Eventos Críticos (SACE).

O projeto Acompanhamento de Vazões da Bacia do Rio Tocantins foi destacado pela diretora de Hidrologia e Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) Alice Silva de Castilho, em sua fala de abertura, pela sua importância tanto para o SGB/CPRM, quanto para a sociedade: como sendo a vertente do conhecimento hidrológico em si, da disponibilização da informação para o usuário e para a gestão de recursos hídricos.

Castilho informou que esse produto será divulgado aos órgãos gestores, comitês de bacias hidrográficas, empresas de saneamento e abastecimento de água, energia elétrica e outros usuários com interesse direto ao assunto. Antecipou ainda aos participantes que na comemoração dos 52 anos do SGB-CPRM será feito seu lançamento, incluindo a bacia do Paraná compreendida pelas áreas operadas em Goiás, São Paulo e Minas Gerais. Neste momento, ainda, será oportunizado à equipe das águas subterrâneas, a apresentação das áreas de maior vazão que poderão ser usadas como subsídios na gestão da crise hídrica e energética vividas pelo país.

O pesquisador Eber José de Andrade Pinto, hidrólogo e coordenador deste projeto, apresentou a história, a metodologia, os objetivos, as equipes de trabalho, os produtos e informações no período de estiagem entre 2013/2014 e como foi o processo de 2021. Aborda, ainda, a expectativa da sociedade diante de uma estiagem e qual o papel do Serviço Geológico do Brasil."Nosso desafio é a elaboração de projetos, sobre o ponto de vista da operação da rede hidrometereológica para a obtenção de dados sobre as vazões mínimas, realizar seus registros, poder analisar e interpretar esses dados e, do ponto de vista institucional, passar a fornecer informações confiáveis a sociedade, com rapidez e até mesmo disponibilizar prognósticos", explicou.

Para a estiagem de 2021/2021 os pesquisadores do SGB-CPRM, em Goiás, acompanharão a evolução das vazões e farão prognóstico de vazões em regiões críticas da bacia do rio Tocantins, seguidas de divulgação para os principais usuários e com disponibilização mensal no SACE em formato digital e relatório físico.

Os pesquisadores Luis Tomas Azevedo de Mello e Suzana Silva Batista apresentaram o projeto, em formato físico e digital, especificando sua área de abrangência, metodologia utilizada e resultados alcançados através de mapas, tabelas e gráficos e considerações finais. Finalizando, Suzana Silva Batista, fez um passo a passo para acesso à base SACE fortalecendo as exposições anteriores.

Participaram ainda da apresentação a gerente de Hidrologia e Gestão Territorial de Goiânia, Vivian Athayde Canello Fernandes; a superintendente de Goiânia, Sheila Knust, e o chefe de Departamento de Hidrologia, Frederico Claudio Peixinho.