Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

(Foto: Mariana Ferreira)

A transferência definitiva do Hospital Infantil de Palmas para a nova Ala Pediátrica do Hospital Geral de Palmas (HGP) foi finalizada com sucesso, segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES). Nesta sexta-feira, 6, completam 15 dias da transferência definitiva do Hospital Infantil para a nova ala do Hospital Geral de Palmas. Segundo a SES, a nova ala ampliou o atendimento, proporcionando conforto para pacientes, familiares e profissionais, em ambiente diferenciado com todas as especialidades.

“Trabalhamos diuturnamente para garantir a melhor assistência médica e atendimento para as crianças. A nova ala era um anseio do Governo do Tocantins. A unidade conta agora com as melhores equipes multiprofissionais, equipamentos e espaços adequados para atendimento médico”, explicou o secretário Estadual de Saúde, Edgar Tollini.

Já o diretor da unidade hospitalar, Leonardo Toledo, pontuou que "apesar da resistência inicial, após a mudança definitiva ficou comprovado que tudo está funcionando a contento. Foi uma transição pacífica, ordeira e organizada. Estamos agora readequando as escalas de trabalho dos profissionais que foram transferidos. Esta fase também envolve adaptação, dedicação e zelo, por parte da direção".

O que antes era um pequeno espaço, hoje se tornou referência no atendimento infantil. “Com as novas instalações, houve muitas melhorias, tanto para o espaço físico, como para qualidade. Nós tínhamos na UTI anterior - dentro do próprio HGP - um espaço somente para 10 leitos, em espaço inadequado. Agora com a ampliação, nós temos espaço para 20 leitos de UTI. Não restam dúvidas que melhorou muito para os pacientes e para os profissionais que atuam ali”, enfatizou a coordenadora da UTI Pediátrica do HGP, Dra. Maria Regina Pinto Komka.

Outro ponto positivo apontado pela coordenadora foi a rapidez e a agilidade no atendimento de diversas especialidades. “O fluxo de atendimento também melhorou. Recebemos crianças que vêm do pronto socorro pediátrico, que são imediatamente atendidas por especialistas pediatras, e examinadas conforme o caso e patologia. Se é averiguado um caso cirúrgico, é chamado um cirurgião geral; se é um caso ortopédico, o especialista em ortopedia já está ali para atender a criança, assim como neurologia e outras especialidades. No caso das crianças com trauma, que precisam de exames de imagem, antigamente elas precisavam ser deslocadas de ambulância até lá. Agora, os exames são feitos em um mesmo local, tudo de forma integrada e no mesmo ambiente” ressaltou.

“A ala pediátrica do HGP trouxe uma oportunidade para crescermos enquanto pediatria, nos permitindo oferecer cuidados integrados ao paciente. Os atendimentos ocorrerão desde pronto-socorro, emergência, enfermaria, UTI, como também contaremos com o ambulatório das especialidades. Temos uma integração com o serviço de imaginologia - muito próximo - como também tomografia e ressonância. Além da proximidade com a UTI, isso trouxe mais segurança e agilidade na condução dos casos. Contamos com uma equipe multiprofissional já capacitada com o cuidado pediátrico. Nesse início estamos realizando várias reuniões de alinhamento com as equipes e driblando os desafios que vão surgindo”, completou a coordenadora médica da Ala Pediátrica do HGP, Karla Noleto.

Estrutura da Ala Pediátrica

O local conta com 48 leitos de internação geral; 20 leitos de UTI; um leito de estabilização; 3 leitos na sala vermelha; 5 na sala amarela; 1 de isolamento e 16 de observação.

(Foto: Mariana Ferreira)

O pronto-socorro é composto por sala de procedimentos salvadores, sala de curativos, sala de higienização, três consultórios, sala de aplicação de medicamentos, sala de utilidades, sala de radiografia com laudo, expurgo, sala de gesso e fraturas, repouso, banheiros, copa e farmácia satélite.

A ala conta com suporte de profissionais de todas as especialidades do HGP. Além disso, a unidade dispõe, também, de exames clínicos, laboratoriais e imaginologia, tudo no mesmo ambiente, com a finalidade de facilitar a assistência aos pequenos pacientes.