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Saúde

Foto: Raiza Milhomem

Foto: Raiza Milhomem

Um dos serviços que oferecem maior praticidade para os pacientes atendidos pela rede municipal de Saúde é o call center da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Palmas. Os servidores desse setor entram em contato com os pacientes para convocá-los a fazer exames, consultas e procedimentos. Para que isso seja realizado é importante que o usuário do Sistema Único (SUS) da Capital atualize sempre que possível seu cadastro, o que pode ser realizado na Unidade de Saúde da Família (USF) de sua referência.

De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde da Semus, Maressa Ribeiro, em alguns casos os pacientes cadastram um número de telefone no sistema da rede e quando o trocam não atualizam sua ficha na unidade. Isso dificulta o contato com o usuário e em consequência a perda de um exame ou procedimento solicitado e agendado. “Sempre que mudar o endereço, telefone e outras informações importantes, ele deve ir até a unidade de referência e cadastrar essas novas informações, pois todo o contato desses procedimentos é feito por meio do perfil do usuário”, reforça a diretora.

Cartão SUS

Para solicitar o seu cartão SUS é preciso comparecer a qualquer unidade de saúde da rede de Atenção Básica. Nesses locais, será feito um cadastro e a carteirinha será impressa e entregue ao paciente. No cartão deve constar um número de identificação com nome, sexo e data de nascimento.

Ao perder ou em caso de danos no cartão SUS, o paciente pode solicitar segunda via em qualquer unidade de saúde próxima de sua residência. É necessário levar algum documento pessoal de identificação, como RG, e também o CPF. (Secom Palmas)