Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Ex-governador Ary Ribeiro Valadão faleceu com 102 anos

Ex-governador Ary Ribeiro Valadão faleceu com 102 anos Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Ex-governador Ary Ribeiro Valadão faleceu com 102 anos Ex-governador Ary Ribeiro Valadão faleceu com 102 anos

O ex-governador de Goiás, Ary Ribeiro Valadão, faleceu em sua residência na manhã desta segunda-feira, 9, em Goiânia/GO aos 102 anos, em decorrência de uma pneumonia. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, decretou luto oficial de três dias.

O político nasceu em Anicuns/GO, em 1918, cidade em que  foi prefeito por dois mandatos, entre 1947 e 1951 e 1955 e 1959.

No legislativo ele foi deputado estadual em 1959, e se reelegeu por mais duas vezes. Também foi deputado federal por três mandatos consecutivos, de 1967 a 1979 em Goiás e no Tocantins outro mandato, de 1989 a 1991.

Com a criação do Estado Tocantins, em 1988, realizou-se em 15 de novembro daquele ano a primeira eleição do Estado que escolheu governador e vice, deputados federais, estaduais e senadores, sendo Ary Valadão um dos deputados federais eleitos naquela oportunidade.

No executivo, foi eleito indiretamente para o cargo de governador de Goiás e administrou o Estado entre 1979 e 1983.

Por meio de nota conjunta a prefeita de Gurupi/TO, Josi Nunes e seu vice, Gleydson Nato, lamentaram o falecimento ex-governador e solidarizaram com familiares e amigos. “Ary Ribeiro Valadão deixa um grande legado ao Estado de Goiás e ao Brasil”, declaram na nota.

Quem também lamentou o falecimento foi o governador do Tocantins, Mauro Carlesse. “Nesse momento de dor, rogo a nosso eterno Deus que, por sua graça, console, de alguma forma, esposa, filhos, netos, bisnetos, demais familiares e todos que sofrem a perda desse grande amigo”, afirmou Carlesse.