Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: José Matheus

De Araguaçu para Porto Nacional, segue a certificação realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), dos cerca de 7.500 jovens, de 17 a 29 anos, que participaram do Programa Juventude Empreendedora 2.1. Em Porto Nacional, onde 195 jovens participaram das capacitações, a entrega dos certificados ocorreu nesta terça-feira, 10.

O programa foi realizado pelo Conselho Nacional da Juventude (Conjuve) e executado em parceria com o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes e da Agência de Fomento do Tocantins, da Besouro Agência de Fomento Social e do Fórum da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O Programa contou com mais de 39 mil jovens inscritos em todo o Brasil, sendo o Tocantins um dos estados com maior número de inscritos. "Uma demonstração de como os nossos jovens estão se capacitando para o mercado profissional. Entendendo que o empreendedorismo é uma tendência, estamos criando meios para ajudar os jovens a alcançarem o sucesso em seus negócios", pontuou a titular da Seduc, Adriana Aguiar.

O vice-governador Wanderlei Barbosa destacou que o programa abre oportunidade para os jovens tocantinenses. "Essa é uma política pública que estimula o talento dos nossos jovens. É uma preocupação do Governo do Tocantins trabalhar com os jovens meios que os possibilitem o ingresso no mercado profissional, por meio das diferentes possibilidades existentes, incluindo o empreendedorismo".

Em Araguaçu, os certificados dos 56 jovens que participaram da capacitação foram entregues na segunda-feira. "Em todo o Tocantins, vamos encontrar jovens cheios de potencial. No final do Programa Juventude Empreendedora 2.1, foram selecionados o plano de negócio de 50 jovens e, desses, 10 eram tocantinenses", ressaltou Adriana Aguiar.

O secretário-geral do Conselho Nacional da Juventude do Governo Federal, Gustavo Gama, enfatizou o trabalho desenvolvido no Tocantins em prol da juventude. "A secretária Adriana Aguiar tem desenvolvido um trabalho muito relevante para a juventude, que tem se destacado na área educacional e em ações de capacitações para atuação no mercado profissional, tendo como exemplo o Programa Juventude Empreendedora, que teve grande adesão dos tocantinenses".

Cursistas

O jovem Fabiano Pereira de Oliveira, 21 anos, tem uma empresa no ramo têxtil e, após a capacitação, começou a adotar novas estratégias de trabalho. "Abriu muito a minha mente, na parte de organização, investimentos e aplicações de forma correta. Já comecei a ver os resultados", apontou.

A estudante de Engenharia Agronômica, Letícia Mayara Nepunuceno de Morais, 21 anos, está construindo uma base sólida para começar a empreender. "As estratégias de planejamento, o caminho a ser percorrido, da idealização à prática, é muito interessante, me ajudou a reconhecer oportunidade e a fazer das dificuldades uma oportunidade. Quero abrir uma empresa com produtos voltados ao agronegócio", ressaltou.

Geração 4.0

Na ocasião da entrega dos certificados, foi lançado o programa Geração 4.0, criado para capacitar jovens de 16 a 29 anos, residentes do município de Porto Nacional. Idealizado na forma on-line, o programa também visa apoiar jovens que precisam abrir um negócio para ter renda própria e também os pequenos e microempreendedores que enfrentam dificuldades para manter o negócio com as portas abertas e lucrando, mesmo em meio à pandemia.

Com formato semelhante ao programa Juventude Empreendedora, a capacitação do Geração 4.0 foi dividida em 11 etapas que abordam finanças, comunicação on-line e off-line, gestão de pessoas, entre outros.