Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Paulo Versiani

Foto: Paulo Versiani

A Polícia Militar do Tocantins, por meio do comandante-geral, Julio Manoel da Silva Neto, e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO, por meio do reitor da instituição, Antônio da Luz Júnior, assinaram na manhã desta quinta-feira, 12, um Acordo de Cooperação Técnica entre as duas instituições, com o objetivo de estabelecer uma cooperação mútua e de ampla extensão, visando o Ensino, Pesquisa e Extensão para a formação, habilitação, aperfeiçoamento e qualificação continuada profissional dos policiais militares do estado do Tocantins.

O evento aconteceu no gabinete do comando, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar em Palmas, e contou ainda com a presença de representantes da PM e do IFTO, que celebraram a parceria e os futuros projetos a serem desenvolvidos pelas instituições. Dentre as ações garantidas inicialmente com a parceria está a formação em nível superior para os candidatos aprovados no último concurso da PMTO, que realizaram o curso de formação e receberão a graduação de Tecnólogo em Segurança Pública e Policiamento Ostensivo. Os policiais militares que ainda não possuem um curso superior também serão beneficiados posteriormente com a medida, que visa garantir também o acesso desses profissionais a uma graduação.

O comandante-geral, coronel Silva Neto, agradeceu o apoio do IFTO em mais esta parceria de sucesso, e a equipe da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP) da PMTO, que se empenhou ao máximo para que o próximo curso oferecido aos novos soldados da instituição seja uma graduação de nível superior. “Tenho certeza que esse é apenas o primeiro passo nessa parceria que visa beneficiar os profissionais da instituição, nossa preocupação é garantir que nossos policiais militares estejam devidamente qualificados para exercerem da melhor forma sua função, sendo a sociedade maior beneficiada com essas ações”.

Já a coronel Wélere Gomes Barbosa Silveira, Diretora de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP) da PMTO, destacou:  A parceria com o IFTO é um salto de qualidade e melhoria na formação do policial militar. O nosso soldado será “Tecnólogo em Segurança Pública e Policiamento Ostensivo”, uma inovação que oportunizará uma melhor prestação de serviço à sociedade tocantinense. Estamos trabalhando com afinco para que todo policial tenha acesso a graduação e pós-graduação.

Presenças

Coronel Wesley Borges Costa - Chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Tocantins;

Coronel Sherlock Luís Mesquita - Comandante do Policiamento do Interior (CPI);

Coronel Oséias de Sousa Silveira – Comandante do Policiamento da Capital (CPC);

Coronel Marciano Montelo Maranhão Monteiro – Diretor de Apoio Logístico (DAL) da PMTO;

Nayara Pajeú – pró-reitora de Ensino do IFTO;

Daniel Marra – Diretor de Graduação do IFTO;

Gabriela Medeiros – Pró-reitora de Extensão do IFTO;

Equipe da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP) da PMTO.