Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Esequias Araújo

Foto: Esequias Araújo

O governador Mauro Carlesse se juntou aos romeiros nesse sábado, 14, em Natividade/TO, na caminhada ao santuário do Senhor do Bonfim. Neste domingo, 15, ele se recolheu no altar principal do santuário para um momento de oração e foi recebido na casa paroquial pelo pároco Leomar Souza. 

"Esse é um momento de fé, de união de todos os tocantinenses. É um momento de recolhimento e agradecimento ao Senhor do Bonfim pelas graças, pelas conquistas e para pedir força, saúde e inteligência para enfrentar os desafios. Estou renovado e feliz de estar neste local religioso e histórico, junto com o povo e com o padre Leomar, que nos recebeu tão bem. O santuário do Senhor do Bonfim é um local abençoado, ideal para agradecer as graças recebidas e renovar a nossa fé", ressaltou.

Para melhor atender os visitantes, o Governo do Tocantins realizou a limpeza do local, bem como das rodovias de acesso ao local. Outra medida importante foi no aspecto de segurança, com policiamento ostensivo nas rodovias e no interior do santuário. Essas ações visam proporcionar mais comodidade aos que procuram o santuário para pagar suas promessas e buscar paz espiritual.

O Governo do Estado também conta com o Centro de Apoio, que  atende os romeiros das 6 às 23 horas, desde o dia 7 deste mês até esta segunda-feira, 16. Os visitantes são recepcionados por uma equipe multifuncional que oferta água, alimentos leves, banheiros, cadeiras para descanso, assistência à saúde e orientações sobre os protocolos de distanciamento da Covid-19. 

Festa do Bonfim 

O Festejo do Senhor do Bonfim de Natividade ocorre há mais de dois séculos e deu origem à primeira igreja construída no povoado, em 1.750. Conta a tradição que um vaqueiro encontrou uma imagem do Senhor do Bonfim em cima de um toco de árvore e, após levá-la para Natividade, a imagem voltou a aparecer de forma inexplicável em Bonfim, nas cercanias da sede do município. Como o santo não parava na cidade, os devotos começaram a seguir a pé até o povoado, onde até hoje rezam, fazem e pagam promessas por graças alcançadas e atribuídas ao Senhor do Bonfim.  

Tradição

É tradição que os moradores da cidade comecem a organizar os festejos e se preparar para receber os romeiros com meses de antecedência. Geralmente pessoas mais velhas e devotas preparam o templo, lavando-o e enfeitando o altar. Como não há acomodações para os milhares de romeiros, famílias preparam alimentos e abrem suas casas para acomodar gratuitamente parentes e conhecidos. Porém, a grande maioria se instala em tendas armadas nos arredores da igreja.

Créditos: Esequias Araújo