Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Buscando promover um espaço de troca, incentivo e fortalecimento entre mulheres artistas do Tocantins, acontece no formato virtual nos dias 4 a 7 de setembro, a primeira edição do Festival de Mulheres do Tocantins – Toca FM. O projeto é realizado exclusivamente por mulheres e foi contemplado pelo Prêmio Aldir Blanc Tocantins do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal por meio do Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, pelo Fundo Nacional de Cultura.

O festival contará com apresentações musicais, mostra de cinema, debates e oficinas e acontecerá de forma online através do canal do Youtube do Toca FM. Dentre a programação, o Toca FM inicia dia 4 com uma mostra de cinema, com produções realizadas por mulheres, que foram selecionadas por meio de chamada artística com curadoria da jornalista e mestre em cinema, Thuanny Vieira.

Além da programação artística, o Toca FM também promoverá espaços de formação como a oficina “Gestão de Carreiras e o uso das Redes sociais” que acontecerá no dia 05 e será ministrado pela cantora e produtora cultural Raia, que também compõe a line-up dos shows que estarão no Toca Fm. A Artista ressaltou a importância do financiamento de projetos como esse: “É muito importante ter projetos que possam tornar o fazer artístico sustentável financeiramente. A Lei Adir Blanc tem sido um instrumento essencial nesse processo de pandemia para que nós artistas possam permanecer produzindo arte, especialmente nós mulheres, que durante a pandemia fomos o setor que mais perderam empregos, que mais sofreram com o aumento da violência doméstica e com problemas psicológicos. Eu como mulher, compositora, dançarina, produtora cultural exalto a importância dessa lei como incentivo, que está dando a diversas artistas, como eu a oportunidade, assim como o Toca FM de mostrarem sua arte” pontuou Raia.

A programação também contará com o curso de Noções Básico de Áudio, com a técnica de som Kênia Feitoza, destinada ao compositor selecionado para tocarem no palco do festival. A oficina e o curso aconteceram nas plataformas digitais do Zoom e Google Meet e as inscrições para participar serão abertas no dia 23 de agosto.

Já os shows serão transmitidos no dia 7 de setembro, pelo canal do festival no Youtube que contará com apresentação das compositoras selecionadas com suas músicas autorais. Marcela Pultrini, produtora do festival, pontua a importância do financiamento para a realização do evento: “O sonho desse projeto já deu seus primeiros passos em 2018 e 2019, mas sem recursos, sob muito esforço para se concretizar. É uma grande alegria hoje, poder remunerar e valorizar o trabalho das artistas e produtoras do projeto, movimentar a cena e ter incentivo de apoiadores que acreditem nesse festival”.