Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma grande massa de ar quente e seco vai predominar sobre o Brasil ao longo desta semana. As temperaturas vão subir nos próximos dias por amplas regiões e muitas cidades vão registrar calor intenso. Com a falta de chuva, a atenção segue redobrada para os níveis de umidade que seguem baixos e o risco de queimadas que continua elevado. O ar mais seco e quente será destaque principalmente no interior do Paraná, no Centro-Oeste do país, interior nordestino, sul da Amazônia e no interior de SP e Minas Gerais.

Ar seco, poluição e alto risco de queimadas

Com a falta de chuva por vários dias, os problemas de saúde, em muitos casos, devem ser agravados neste período seco. Sem chuva e sem vento significativo, a poluição também tende a ficar bastante concentrada na atmosfera, piorando a qualidade do ar em muitas regiões.

Confira o mapa de previsão dos índices de umidade relativa

A umidade relativa do ar vai atingir índices críticos, abaixo de 20% em amplas áreas do interior paulista, entre o noroeste de Minas e o Triângulo Mineiro, Mato Grosso do Sul, Goiás, DF, Mato Grosso, oeste da Bahia, sul do Piauí e do Maranhão e Tocantins.

A umidade também tende a cair, com valores abaixo de 30% nas demais áreas de São Paulo , inclusive na capital, em Belo Horizonte , pelo sertão do Nordeste, em Rondônia e no sul do Pará.

Além disso, a falta de chuva prolongada deixa o ar e o solo secos. Essa falta de umidade faz com que a vegetação fique muito seca e mais propensa a pegar fogo. Será uma semana de atenção para a população em geral e para a agricultura.