Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Veloso

Foto: Marcos Veloso

O combate à pandemia da Covid-19 tem mobilizado grande parte dos esforços e recursos da Secretaria Municipal de Saúde. Ainda assim, também é necessário dar atenção à outras doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya. Mesmo diante da pandemia, Gurupi conseguiu obter resultados positivos no combate às doenças endêmicas, com uma redução significativa de 91,9% no número de casos de dengue no primeiro semestre de 2021. 

Conforme dados da Coordenação de Controle e Combate à Dengue do município, de janeiro a julho de 2020, foram registrados 198 casos confirmados de dengue em Gurupi. No mesmo período de 2021, foram registrados 16 casos, o que representa uma redução de 91,9%, em relação ao ano anterior. 

A coordenadora de combate à dengue, Maria José Ribeiro, ressalta que o resultado é fruto de ações preventivas da gestão em parceria com a comunidade. “Podemos ver que o nosso trabalho está tendo retorno positivo, por meio de parcerias que temos com a Infraestrutura realizando os mutirões de limpeza, com a Educação, onde levamos informação aos alunos nas escolas, e também através do apoio da comunidade, temos procurado todos os meios possíveis para reduzirmos cada vez mais os casos”, comentou.

O agente de combate a endemias, Danilo Donato, explica que o trabalho é subdividido em diversas atividades. “Temos o trabalho diário de inspeção, realizado nas residências e pontos estratégicos, atendimento de denúncias, mutirões nos pontos mais críticos, varredura nos locais notificados e levantamento rápido de índice de infestação do Aedes aegypti, para sabermos a real situação do município acerca do mosquito e traçarmos estratégias para combatermos o agente transmissor da doença”, explicou.

Zika e Chikungunya

Gurupi também teve redução no número de casos registrados de Zika e Chikungunya. Em 2020, foram 23 casos de Zika no município, sendo 22 no primeiro semestre, e em 2021 foram 05 casos até o dia 23 de agosto. Já os casos de Chikungunya em 2020 foram 08, sendo 06 no primeiro semestre e em 2021 somam-se 04 casos da doença até hoje.