Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Regiane Rocha

A faixa leste Avenida NS-10, na lateral da ASR-SE 85, está passando por rebaixamento. Nesta segunda-feira, 23, há máquinas trabalhando no trecho para andamento da terraplanagem da futura faixa duplicada da via. O local já recebeu rede de drenagem.

A movimentação de tratores e caminhões não interfere na circulação de veículos pela atual via. A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), que supervisiona a obra, orienta que condutores mantenham atenção e velocidade reduzida no trecho.

Simultaneamente, há desvio sinalizado no cruzamento da NS-10 com a LO-15, na lateral do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Neste trecho está sendo realizado aterramento de pontos de visita (PV), estruturas da rede de drenagem pluvial ali implantada.

A Avenida NS-10 já está duplicada em trecho norte, lateral às quadras Arne 54 (408 Norte), Arne 64 (508 Norte) e Arne 74 (606 Norte), com asfalto novo e já aberto à circulação de veículos. Estando em andamento a concretagem de meio-fio, tanto na NS-10 como na duplicação recém-pavimentada em trecho paralelo da Avenida NS-08. Depois de realizado calçamento interno da Arne 64 (508 Norte), agora é a lateral da quadra, na NS-08, que recebe calçadas com acessibilidade.

Infraestrutura viária

A NS-10 e NS-08 são duas das avenidas contempladas com ampliação de infraestrutura viária graças ao Programa de Requalificação Urbana de Palmas. O programa municipal recebe financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Esta é a primeira etapa de obras em andamento e estão sendo investidos R$ 125 milhões. Os trabalhos preveem implantação de drenagem pluvial, terraplanagem, pavimentação asfáltica, calçadas com acessibilidade e sinalização viária.

Para a segunda etapa, com processo licitatório já em andamento, o Programa de Requalificação Urbana de Palmas estima aplicar investimentos da ordem de R$ 33 milhões para levar infraestrutura viária completa para os setores Santa Fé, Morada do Sol, Morada do Sol I e Morada do Sol III, na região sul de Palmas.