Com o avanço da aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 para mais de 80% da população de Araguaína, a Prefeitura Municipal vai agora disponibilizar a segunda dose que completa o protocolo de imunização, nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), a partir da próxima terça-feira, 31. Até então a segunda dose só era aplicada no Ginásio Poliesportivo Pedro Quaresma, na Via Lago.
A segunda dose da vacina das fabricantes Pfizer e Astrazeneca, que devem ser aplicadas com intervalo de 80 a 90 dias da primeira dose, estarão disponíveis tanto no Ginásio Poliesportivo Pedro Quaresma das 8h às 17h30, quanto em 6 Unidades Básicas de Saúde: UBS Araguaína Sul; UBS JK; UBS Palmeiras do Norte, UBS Manoel Maria (Setor Cimba) e UBS Dr. Raimundo (Setor Maracanã) de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30. Já a UBS Dr. Francisco Barbosa (Vila Aliança) atenderá de segunda à sexta-feira, das 7 às 18 horas.
Vacinação itinerante
Em apenas três dias de ação, a Secretaria da Saúde de Araguaína já vacinou mais de 630 pessoas contra a covid-19, no posto de vacinação avançado que foi montado no Centro da cidade, no cruzamento das Avenidas Cônego João Lima e Marginal Neblina. Com o sucesso da ação que teve início na última terça-feira, 24, a Prefeitura de Araguaína decidiu ampliar os dias de vacinação fora das UBS, incluindo além do sábado, 28, o atendimento também nesta sexta-feira.
“A proposta foi justamente alcançar aquelas pessoas que por algum motivo ainda não conseguiram ir até as UBS para receber a vacinação. Como houve uma ótima procura pela população, decidimos ampliar os dias de atendimento, dando a oportunidade de mais pessoas se imunizarem contra a covid-19”, explicou a diretora de Imunização, Samilla Braga.
Na sexta-feira, 27, a vacinação será oferecida no Centro da cidade, no cruzamento das Avenidas Cônego João Lima e Marginal Neblina, das 16 às 20 horas. Já no sábado a equipe estará posicionada na Avenida Via Lago, atendendo das 17 às 21 horas. Em Araguaína, todas as pessoas com mais de 18 anos já podem receber a vacina.
Ações estratégicas
A estratégia pretende alcançar os 20% da população da cidade que ainda não recebeu a primeira dose da vacina, o equivalente a cerca de 25 mil pessoas. No local também é possível vacinar a segunda dose, completando o protocolo de imunização.
As ações contam também com a participação do Projeto Vacina mais Arte, com programação artística em 15 UBS (unidades básicas de saúde), além do Ginásio Poliesportivo Pedro Quaresma e o mutirão de vacinação, na Via Lago. Até o dia 30, estão previstas a realização de shows de bandas de vários estilos musicais, Djs e apresentações teatrais.