Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Quatro jovens receberam o passaporte para o Campeonato Sul-Americano, que será realizado em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia

Quatro jovens receberam o passaporte para o Campeonato Sul-Americano, que será realizado em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia Foto: Mateus Oliveira

Foto: Mateus Oliveira Quatro jovens receberam o passaporte para o Campeonato Sul-Americano, que será realizado em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia Quatro jovens receberam o passaporte para o Campeonato Sul-Americano, que será realizado em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia

Luzimangues, distrito de Porto Nacional, sedia, neste sábado, 27, e domingo, 28, a 3ª etapa do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil de Maratonas Aquáticas. Com a participação de 210 atletas de diversos estados brasileiros, as competições definem os atletas que vão participar do Campeonato Sul-Americano Juvenil de Desportos Aquáticos e os campeões da Copa Brasil.

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) apoia o desenvolvimento da competição, fornecendo estrutura, apoio técnico, além de ajuda com transporte. A titular da Seduc, professora Adriana Aguiar, destacou que o evento é importante para o fomento esportivo. "A equipe da Federação Aquática do Tocantins desenvolveu um trabalho incrível na realização desse evento, comprometido com a segurança dos atletas e com a organização do espaço que recebe os competidores. Incentivar a prática esportiva é nossa missão e o governador Mauro Carlesse se orgulha em apoiar esse tipo de iniciativa", ponderou.

De acordo com o presidente da Federação Aquática do Estado do Tocantins (Faeto), Luiz Roberto Soares, a maratona Aquática é importante para diversos atletas. "Ficamos felizes em receber competidores de várias partes do país com o mesmo objetivo, com o desejo de classificação para o campeonato Sul-Americano. E o Tocantins ser sede de um evento desse porte é motivo de muita felicidade. Primeiro pela participação expressiva de atletas do nosso Estado, e também pelas parcerias que conseguimos, que são um incentivo à prática de esporte, o que é tão fundamental", frisou.

O evento conta com a participação de 210 atletas dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Goiás, Brasília, Roraima, Pernambuco e Tocantins.

Vencedores

Quatro jovens, duas meninas e dois meninos, receberam o passaporte para o Campeonato Sul-Americano, que será realizado em Santa Cruz de La Serra, na Bolívia.

Uma das selecionadas, Isabela Perroniz 17 anos, da Athenas Academia, de Caraguatatuba, São Paulo, falou da emoção de nadar em águas tocantinenses. "Já tinha vindo ao Tocantins antes, nadei no lago de Palmas, e é emocionante participar dessa competição aqui e mais ainda ser classificada para uma prova fora do país. Estou cheia de expectativas boas, vou me preparar ainda mais para dar meu melhor".

Os outros selecionados são Bruna de Pádua, Clube Curitibano, do Paraná; Lucas Davesac Machado, do clube Itamirim Novos Cielos, da cidade de Itajaí, Santa Catarina; e Bernardo Gaviolli, do clube Grêmio Náutico, de União, no Rio Grande do Sul.

Já os classificados para a Copa Pacífico, em Salinas no Equador, foram Matheus de Melecchi, Grêmio Náutico, União, Rio Grande do Sul; Luiz Henrique Camargo, do clube YCV, na Bahia; Tyara Fernandes, do clube Álvares Cabral, no Espírito Santo; e Ana Clara Guerra, do Aquacenter, estado da Bahia.

 Atletas foram classificados para a Copa Pacífico, que será em Salinas no Equador (Foto: Mateus Oliveira)

No domingo, 29, serão as disputas de 5 km do Campeonato Brasileiro e de 2,5 km da Copa Brasil.

(Secom/TO)