A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) de Gurupi reuniu empresários do município para construir junto com a trade do turismo, um planejamento visando o fortalecimento desta área em Gurupi e região. O encontro foi realizado na noite dessa segunda-feira, 30, no Centro de Convenções Mauro Cunha e contou com a parceria da Associação Comercial e Industrial de Gurupi (ACIG) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Na oportunidade, a Secult apresentou o modelo de Instância de Governança Regional da Ilha do Bananal (IGR), composta por seis municípios que estão inseridos no Mapa do Turismo: Gurupi, Lagoa da Confusão, Santa Rita do Tocantins, São Salvador, Sandolândia e Peixe.
Outro objetivo da reunião foi ouvir demandas e sugestões dos empresários do ramo turístico para a construção coletiva do planejamento para desenvolver o turismo local e regional. Segundo a secretária da pasta, Lady Sakay, também foram apresentadas propostas da Secult para enriquecer a agenda turística de Gurupi, com a criação de dois eventos, um festival gastronômico e um campeonato de pesca esportiva, para serem realizados ainda em 2021.
“Queremos envolver a trade do turismo na criação dessa associação aqui da regional da Ilha do Bananal que envolve seis municípios, sabemos que com essa união do setor público com o privado para tocar essa associação, teremos uma continuidade no planejamento, alcançando o desenvolvimento e integração das ações do turismo na região sul”, afirmou Lady.
A prefeita Josi Nunes ressaltou que sua gestão é participativa e que o engajamento dos empresários é fundamental para fortalecer o turismo. “Nós estamos reorganizando essa área, queremos criar um calendário de atividades turísticas, mas queremos conversar com quem lida diretamente com esta área para que esse diálogo possa ser enriquecedor e que nossas ações para esse e os próximos anos possam ser contextualizadas com toda a trade do turismo”, disse.
Para o presidente da CDL Gurupi, Tony Batista, com a criação da IGR, toda região será enriquecida. “É um marco ver o poder público atuando junto com os empresários, mostrando que a iniciativa privada é protagonista neste processo de fortalecimento. Assim daremos sequência a criação desta associação para que ela possa ser permanente e não dependa totalmente do poder público para ter continuidade. Ela vai ser tocada pela iniciativa privada”, destacou.
Uma das empresárias da rede hoteleira de Gurupi, Andrea Stival, participou da reunião e reforçou a importância da união de esforços para retomar o potencial econômico afetado pela pandemia. “Foi um ano difícil economicamente, mas felizmente Gurupi não fechou nenhuma dessas empresas do setor turístico e se manteve, mas precisamos muito nos fortalecer e só conseguiremos isso nos unindo e promovendo eventos, pois é preciso criarmos uma agenda para termos o potencial econômico ativado novamente”, comentou.
Presenças
A reunião contou com a participação do presidente do Sindicato Rural de Gurupi e empresário do ramo hoteleiro, Rafael D’Leon; do gestor de Educação Empreendedora do Sebrae, Thiago Milhomem; e dos vereadores Ivanilson Marinho, Davi Abrantes, Colemar da Saborelle, Leda Perini, Jair Souza, Débora Ribeiro e Mateus Monteiro.