Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raíza Milhomem

Foto: Raíza Milhomem

A Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), realiza de 1º a 3 de setembro a ‘Semana de Prevenção e Controle às Leishmanioses’. Organizado por residentes biólogos e veterinários do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Fesp com a parceria da Secretaria da Saúde (Semus), o evento on-line será transmitido pelo canal do YouTube da Fundação no seguinte link: https//www.youtube.com/c/FespPalmas

Palmas faz parte da área endêmica da leishmaniose visceral (LV) conforme o Ministério da Saúde, que classifica a cidade como uma área de transmissão intensa dentro do território nacional, por isso é de suma importância trazer o debate à tona na Capital.

A programação contará com palestras e rodas de diálogos que debaterão esse tema considerado de grande importância para a saúde da população e de animais, já que as leishmanioses são consideradas problemas graves de saúde pública e estão entre as doenças prioritárias para a Organização Mundial de Saúde (OMS) no que se refere ao desenvolvimento de ações de prevenção e controle.

A Semana da Leishmaniose será realizada em três dias de encontros e os participantes deverão ter frequência mínima de 75% para que tenham direito a ao certificado.

Leishmanioses

As leishmanioses são um conjunto de doenças causadas por protozoários do gênero Leishmania e da família Trypanosomatidae. De modo geral, essas enfermidades se dividem em leishmaniose tegumentar americana e leishmaniose visceral. São considerados problemas graves de saúde pública no mundo, por isso estão listadas entre as seis doenças prioritárias para o desenvolvimento de ações de controle da OMS. A leishmania é transmitida ao homem (e também a outras espécies de mamíferos) por insetos vetores ou transmissores, conhecidos como flebotomíneos, além do homem, vários mamíferos silvestres e domésticos são acometidos.

Programação

Programação 

01/09/2021 (quarta-feira)

19:00 

Abertura do evento: Abertura do evento

Secretário de Saúde de Palmas - Thiago de Paulo Marconi

Presidente da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp-Palmas) - Martha de Aguiar Franco Ramos 

19:30 

Palestra: Saúde Única e a Situação das Leishmanioses no Brasil - Francisco Edilson Ferreira de Lima Junior (Médico Veterinário - Ministério da Saúde)

02/09/2021 (quinta-feira)

9:00 

Palestra: Leishmaniose Visceral e Tegumentar: Um panorama epidemiológico das doenças no Estado do Tocantins.  - Júlio Gomes Bigeli - Biólogo SES

10:00

Palestra: Biologia e Vigilância Entomológica de Flebotomíneos -  Anderson Brito Soares  (Biólogo- UVCZ)

Intervalo

14:00 

Palestra: Leishmaniose Visceral e Tegumentar: Os Desafios da Atenção Básica - Médico infectologista - Dr. Flávio Augusto  de Pádua Milagres

15:00 

Palestra: Leishmaniose Visceral e Tegumentar: Fluxograma de Atendimento na Atenção Básica – Preceptora da Fesp, Nábia Souza Gomes - Biomédica Especialista em Vigilância em Saúde (Semus) e Géssica Gomes Marinho – Médica Veterinária (Residente em Saúde Coletiva)

03/09/2021 (sexta-feira)

9:00

Palestra: Leishmaniose Visceral: Estratégias de prevenção e controle da UVCZ de Palmas –  Dra. Benta Natânia Silva Figueiredo (UVCZ) 

10:00

Palestra: Tratamento da Leishmaniose Visceral em Cães - Mayara Ferreira de Sousa - Médica Veterinária (Clínica Santa Helena Cany D’or)