Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira

As inscrições para a 3ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) - Nível A - são gratuitas e encontram-se abertas até as 23h59min do dia 29 de setembro, prazo final para garantir vaga na disputa. As provas serão aplicadas no dia 26 de outubro.

A olimpíada é destinada a alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental, regularmente matriculados em escolas públicas municipais, estaduais e federais brasileiras. Estudantes de outras modalidades, como EJA, estão aptos a participarem, desde que sua série escolar corresponda ao 4º ou 5º ano do ensino fundamental. As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, pelas secretarias de educação municipais e estaduais e pelos representantes das escolas federais.

A Obmep - Nível A é uma prova de fase única, que consiste em 15 questões objetivas, e será aplicada em 26 de outubro nas escolas inscritas de todo o Brasil. A elaboração e disponibilização do material de provas é da Associação Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que traz na abordagem das questões as características de raciocínio lógico e criatividade já conhecidas da Obmep, competição realizada desde 2005 pelo Instituto para alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3ª ano do ensino médio.

Na Obmep - Nível A, as secretarias de educação e os representantes das escolas federais são responsáveis pela impressão do material de prova, por toda a logística de aplicação e correção das provas.

Na última edição da Obmep - Nível A, realizada em 2019, mais de 1,3 milhão de alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental, de 18 mil escolas públicas, cerca de 4.700 secretarias se inscreveram na competição.

Inscrição

A inscrição para a participação dos alunos na 3ª edição da Obmep - Nível A é gratuita e deve ser feita em nome das escolas, exclusivamente pelas secretarias de educação municipais e estaduais, e pelos representantes das escolas federais. Para inscrever uma escola, a secretaria ou o representante da escola federal deve acessar o link e preencher a ficha de inscrição no período de 1º a 29 de setembro. O link será enviado por e-mail para todas as secretarias e representantes no dia 1º de setembro de 2021. Caso não receba, entre em contato por e-mail (nivela@obmep.org.br) ou por telefone).

Lançada em 2018, a Obmep - Nível A tem o objetivo de estimular o estudo da matemática e melhorar a qualidade da educação básica. Organizada pelo IMPA, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), a competição visa à difusão da cultura matemática, assim como a identificação de novos talentos e a promoção da inclusão social a partir do conhecimento.