Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Ellayne Czuryto

Foto: Ellayne Czuryto

Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio. O assunto, que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação. Pensando nisso, a equipe do Núcleo de Atendimento à Pessoa em Situação de Violência (NUAVE) em parceria com o Serviço de Psiquiatria do Hospital Geral de Palmas (HGP) vão promover, durante todo o mês de setembro, ações para conscientização e a importância da prevenção ao suicídio.

No Brasil são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos, mas sabe-se que esse número é bem maior devido à subnotificação, que ainda é uma realidade. Deste total, cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Segundo a psicóloga e coordenadora do Nuave, Raphaella Pizani Castor Pinheiro, a programação tem o objetivo de levar conhecimento à população circulante no HGP. “Durante todo o mês de setembro teremos ações através de encontros presenciais e virtuais, sobre temas relacionados ao suicídio, afim de conscientizar a população da importância de falar sobre o assunto, identificar sinais de alerta e saber ajudar quem precisa.”

A psicóloga alerta também para o que pode ser feito para ajudar. “Estar atento aos sinais e comportamento das pessoas próximas a você, avaliar a gravidade da situação com cautela e sem julgamento, tentar amenizar o sofrimento dando apoio e principalmente tentar conscientizar a pessoa sobre a importância de um acompanhamento profissional.”

O diretor administrativo do HGP, João Carlos Dias Medeiros, ressalta a importância de falar sobre esse assunto, para sabermos como agir e prevenir.  “O suicídio é uma grande questão de saúde pública, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gêneros. E a divulgação de informações sobre o tema é uma das principais formas de combater o problema.”

Dados

De acordo com dados do SINAN-NET, em Palmas foram realizadas 435 notificações por violências autoprovocadas no ano de 2019. No Hospital Geral de Palmas (HGP) neste mesmo ano foram atendidos pelo Núcleo de Atendimento à Pessoa em Situação de Violência (NUAVE) 343 casos de tentativas de suicídio, destes, 200 (58,3%) ocorreram por intoxicação exógena, 49 (14,2%) automutilações e 19 (5,5%) enforcamentos, dentre outras formas. Foram atendidos ainda 66 casos de ideação ou planejamento suicida.

Em 2020, somente no HGP, foram atendidas 243 casos de violências autoprovocadas, sendo 145 por intoxicação exógena, 47 automutilação, 28 por enforcamento, 7 pular de algo, 2 grande queimado. E ainda foram feitos 47 atendimentos de ideação ou planejamento suicida.

Onde posso buscar ajuda

Núcleo de Atendimento à Pessoa em Situação de Violência do HGP-NUAVE

UPAS e Pronto Socorro

Samu 192

CAPS e Unidades Básicas de Saúde

Centro de Valorização de Saúde- A ligação para o Centro de Valorização da Vida (CVV) é gratuita para todo o Estado. Disque 188