Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para o principal programa de formação de empreendedores do mundo, o Empretec. As vagas são limitadas e as turmas serão presenciais. No Tocantins, o Empretec vai acontecer em Palmas, Porto Nacional, Araguaína, Araguatins, Paraíso do Tocantins, Dianópolis e Colinas. A expectativa é atingir mais de 200 pessoas no Estado. Para se inscrever, basta acessar o site: empretecsebraeto.com.br.

Desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e aplicado com exclusividade pelo Sebrae há quase 30 anos, no Brasil, o Empretec representa a porta de entrada para muitos empreendedores e já capacitou 60% dos participantes ao redor do mundo. O treinamento é intensivo de 60h, realizado em seis dias. Durante os seminários, os conteúdos são trabalhados para que o participante possa aplica-los à sua realidade e aos seus negócios.

Ao se inscrever, o candidato passa por uma entrevista de seleção, que servirá de base para as atividades durante o treinamento. O programa trabalha as 10 caraterísticas do comportamento empreendedor associadas ao desempenho de empreendedores bem sucedidos. Elas são organizadas em três conjuntos: realização, planejamento e poder.

De acordo com a Coordenadora Estadual do Empretec, Raquel Montelo Moura Carvalho, o programa contribui muito para o desenvolvimento dos empreendedores tocantinenses devido a sua abrangência. “O Empretec é para quem quer abrir uma empresa e tem o perfil do empreendedorismo e, também, para quem já possui um negócio e quer conquistar novos mercados e superar os seus limites”, afirmou.

Juscelino Vieira, proprietário da Casa do Açaí, em Dianópolis, faz parte dos 89% dos participantes que recomendam o programa. “Percebi que antes eu estava fazendo tudo errado, não tinha um projeto definido. Depois que apliquei os conhecimentos adquiridos no Empretec, as coisas evoluíram. Hoje tenho duas açaiterias, casa própria, carro, cerca de 10 funcionários, veículos de entrega próprios. Devo muito disso ao Empretec”, contou o empresário.

Empretec

Promovido em 40 países, no Brasil, é aplicado exclusivamente pelo Sebrae. O programa vai muito além do que ensinar técnicas empreendedoras. Com a imersão, faz com que o participante descubra o seu perfil empreendedor e suas habilidades. O Empretec possui atividades práticas, cientificamente fundamentadas, que mostram como agem os empreendedores de sucesso.

Tags: Empretec, Sebrae