Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em breve a comunidade gurupiense será beneficiada com o projeto Esporte, Lazer e Cidadania: formação para uma vida saudável. Em uma reunião realizada nesta semana, os detalhes foram discutidos entre a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, representantes da Universidade de Gurupi – UnirG e da Secretaria Municipal de Juventude e Esportes.

Por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o curso de Educação Física da UnirG, diferentes atividades esportivas e de lazer serão oferecidas gratuitamente aos moradores de várias regiões da cidade. A Prefeitura irá conceder bolsas para acadêmicos do curso de Educação Física, e os estudantes interessados também poderão atuar no projeto como prestadores de serviços do Crediunirg. O Município também deverá fazer a reforma dos locais que irão receber as atividades, além da aquisição dos materiais necessários.

A previsão é de que cerca de 1000 pessoas sejam atendidas, com oferta de prática de futebol, futsal, voleibol, atletismo, futebol de areia, voleibol de areia e treino funcional. As atividades terão a orientação de acadêmicos de Educação Física da UnirG e profissionais formados na área.

 “Nosso objetivo é proporcionar, nos espaços públicos do município, condições para que as crianças tenham oportunidade de ter uma iniciação esportiva cidadã, assim como os adultos e pessoas da terceira idade possam praticar exercícios de uma forma correta e adequada. Promover a cultura do esporte e lazer também significa cidadania”, disse o Secretário Municipal de Juventude e Esportes de Gurupi, José Carlos Bessa.

“O projeto visa democratizar a prática de atividade física, atendendo pessoas que não estão inseridas em um programa dessa natureza, ou que já praticam de forma aleatória. Utilizando espaços públicos, que muitas vezes estão ociosos, as atividades terão ainda um foco na formação cidadã”, detalha o coordenador do curso de Educação Física, Me. Eduardo Miranda.

As atividades serão realizadas nos seguintes locais e regiões: Centro Olímpico, Setor Madrid, Sol Nascente, Setor Industrial, Nova Fronteira, Bela Vista e ginásio poliesportivo (UnirG). A previsão é que o projeto tenha início em outubro. 

Presenças

Participaram da reunião, a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes; o presidente da UnirG, Thiago Miranda; a Reitora da UnirG, Drª Sara Falcão; o coordenador do curso de Educação Física da UnirG, Me. Eduardo Miranda; o Secretário Municipal de Juventude e Esportes de Gurupi, José Carlos Bessa; o Diretor de Juventude e Esportes, Paulo Magalhães; além da servidora Léia Carneiro.