Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Os profissionais de educação física servidores da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Fundesportes) de Palmas/TO foram homenageados nesta quarta-feira, 1º de setembro, data em que se comemora as diferentes modalidades desta profissão. Sete profissionais representaram cerca de 800 educadores físicos que atuam na Capital.

O presidente da Fundesportes, Etinho Nordeste, lembrou da importância do educador físico para cuidar da qualidade de vida das pessoas, e que eles atuam contra males tão recorrentes na atualidade. “O educador físico tira as pessoas do sedentarismo, e atua contra várias doenças, como obesidade, ansiedade, depressão, tanto de jovens como das pessoas da melhor idade, além de estimular o esporte em diferentes áreas, em todas as camadas da sociedade”, disse o presidente, ressaltando o quanto é grato aos profissionais que cumprem seu papel com perfeição.

Quem também aproveitou para parabenizar os educadores físicos foi a gerente do Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira, Silvanete Mota, ao lembrar o quanto esses profissionais impactam positivamente a vida de centenas de idosos que voltam a se movimentar, melhorando, consideravelmente a qualidade de vida. “Quero lembrar a importância dessa parceria entre a Fundesportes, seus profissionais com o parque da pessoa idosa. Eu vi o quanto o trabalho deles transforma a vida de muitas pessoas com sessenta anos ou mais”, disse destacando que espera, ansiosamente, que as atividades presenciais retornem assim que possível.

Um dos educadores físicos homenageados, Alan Dutra agradeceu a iniciativa lembrando que a prática esportiva independe da idade, e pontuou sobre a importância de vários projetos esportivos sociais que são realizados na Capital, em todos os centros e complexos esportivos, principalmente aqueles nos setores mais afastados. “Eu estou na Fundesportes desde 2005, uma vida dedicada ao esporte, e fazer com que o esporte funcione na cidade não é tarefa fácil. É um trabalho especial, inclusive para aqueles que lidam com crianças em setores de vulnerabilidade”, disse.

Celebração

O Dia do Profissional de Educação Física é comemorado em 1º de setembro, data voltada para a valorização das várias modalidades que englobam essa profissão.

De acordo com o Conselho Federal da categoria, é reconhecido como Profissional de Educação Física: Professor de Educação Física, Técnico Desportivo, Treinador Esportivo, Preparador Físico, Personal Trainner, Técnico de Esportes; Treinador de Esportes; Preparador Físico-corporal; Professor de Educação Corporal; Orientador de Exercícios Corporais; Monitor de Atividades Corporais; Motricista e Cinesiólogo.