Com lançamento previsto para as 16 horas dessa quinta-feira, 2, na ETI Almirante Tamandaré, localizada na Arse 132 (1306 Sul), em Palmas, o Projeto Germinar é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Educação (Semed) para levar a prática agrícola e a produção de alimentos a todas as unidades da rede municipal de ensino.
Considerado uma versão aprimorada do projeto Roça nas Escolas, o Germinar traz como novidades a produção de pão de queijo, cultivo de flores tropicais, piscicultura, criação de galinhas e implementação de pomares frutíferos. Além de reforçar a merenda escolar com alimentos frescos e produzidos com técnicas agroecológicas, a atividade será aproveitada como eixo pedagógico, adaptando as práticas à formação das crianças. A equipe técnica que prestava assistência a três escolas-pólo de produção dará suporte à implantação das hortas iniciais em todas as unidades participantes.
Três unidades foram escolhidas como pólos de produção por terem espaço físico e colaborador disponível para a atividade, plano de trabalho incluindo atividades pedagógicas e estruturas permanentes. Na ETI Fidêncio Bogo será implantado o pólo de panificação, na ETI Aprígio Thomas de Matos o pólo de produção de ovos e na Escola Municipal Lúcia Sales o plantio de mandioca e demais cultivares de ciclo médio. Toda a produção será distribuída de forma escalonada às demais unidades.
O projeto
A implantação do Projeto Germinar parte da premissa que a redução de áreas verdes devido ao processo de urbanização reduz as oportunidades de contato das crianças e adolescentes com elementos bióticos da natureza, da qual fazem parte. As práticas possíveis com o projeto estimulam a conscientização e sensibilização perante a necessidade de preservação e recuperação do meio ambiente, além de disseminar conhecimento pertinente à alimentação saudável e educação ambiental. O resultado incrementará a merenda escolar nas escolas da rede municipal.
A secretária municipal da Educação, Cleizenir dos Santos, avalia que o projeto tem a capacidade de desenvolver a consciência e responsabilidade dos cidadãos em formação para com o meio ambiente e ainda promover a responsabilidade social e habilidades de trabalho em grupo. “Estamos inovando um projeto que já apresentava bons resultados em termos de produção de alimentos saudáveis para a merenda. Queremos aproveitar todas as suas potencialidades, inclusive didáticas”, ressalta.