Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Raiza Milhomem

Foto: Raiza Milhomem

Um total de 36 cidades do Tocantins zeraram os casos da Covid-19 até esta segunda-feira, 13. O levantamento foi realizado junto às Secretarias Municipais de Saúde dos 139 municípios, pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-TO).

De acordo com a diretora de Comunicação do Conselho, Mariana Coelho, estes dados são resultados do intenso trabalho de imunização feito pelas Gestões Municipais. Ela, que também é Secretária de Saúde de Dueré, junto com sua equipe, conseguiu zerar os casos no seu município.

“A queda só vem a comprovar a eficácia da vacina contra a Covid-19. Porém não podemos deixar de lembrar do esforço realizado pelas equipes de saúde, capitaneadas pelos Secretários e Secretárias Municipais de Saúde. Todos e todas têm se esforçado 24h por dia, sete dias por semana, com busca ativa na zona urbana e rural, e ainda realizando um intenso trabalho de conscientização. O nosso objetivo está sendo alcançado e tenho certeza de que vamos vencer juntos essa pandemia. Vacinas salvam vidas sim!”, disse.

A redução de casos nos municípios têm sido constante. No último Boletim Epidemiológico divulgado nesta segunda-feira, 13, pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) o Tocantins contabilizou somente 87 novos casos confirmados da Covid-19, sendo 02 nas últimas 24h.

O presidente do Conselho de Secretarias, Rondinelly Souza, também destacou o trabalho realizado pelo Ministério da Saúde, da Superintendência do Ministério da Saúde no Tocantins (SEMS-TO) e pela SES-TO neste processo. Ele reforçou ainda a importância das pessoas que ainda não se vacinaram de buscarem a imunização.

“A saúde é tripartite e temos acompanhado o trabalho coletivo para que as vacinas cheguem até a ponta. Dito isso precisamos conscientizar ainda mais os nossos cidadãos e cidadãs da importância de se vacinar. Se você ainda não recebeu o imunizante ou conhece alguém que não o fez, leve a informação sobre os bons resultados que estamos obtendo. Só com a vacina vamos poder voltar de fato à normalidade”, destacou.

“Redução não significa relaxamento”

De acordo com a diretora do Conselho, Mariana Coelho, a redução dos casos em vários municípios do Tocantins não significa que as pessoas devem relaxar nos métodos de prevenção à doença. “Conversando com alguns colegas Secretários, a gente percebe que sempre que há um feriado, em que as pessoas viajam, na sequência aparecem novos casos da Covid-19. Por isso é importante mantermos alguns hábitos já conhecidos no nosso cotidiano, como continuar usando a máscara de proteção, uso do álcool em gel, entre outros”, finalizou.

Confira abaixo a relação das cidades tocantinenses que zeraram os casos da Covid-19 até esta segunda-feira, 13:

Aguiarnópolis, Araguaçu, Araguanã, Arapoema, Bandeirantes, Barra do Ouro, Cachoeirinha, Cariri do Tocantins, Carrasco Bonito, Centenário, Crixás do Tocantins, Dois Irmãos, Dueré, Esperantina, Ipueiras, Itaporã, Jaú do Tocantins, Juarina, Lizarda, Marianópolis, Mateiros, Muricilândia, Natividade, Nazaré, Ponte Alta do Bom Jesus, Pugmil, Recursolândia, Riachinho, Santa Rita do Tocantins, Santa Tereza do Tocantins, Santa Terezinha do Tocantins, Silvanópolis, Sucupira, Talismã, Tupirama, Tupiratins.