Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Divulgação

Fundador da Advance Inspiring Social Innovation o catalão Josep Cortada esteve em Palmas nesta segunda, 13, para conhecer o projeto e as instalações do Palmas Futebol e Regatas. Com vasta experiência na formação esportiva cidadã, o empreendedor social foi diretor da Fundação do FC Barcelona de 2010 a 2016 e vai contribuir com o projeto do Palmas para ampliar e fortalecer a formação de jovens atletas. 

Josep, cujo apelido é Pitu, visitou o Estádio Nilton Santos e o Centro de Treinamento do Palmas, onde foi presenteado com uma camisa do tricolor, e teve a oportunidade de falar com os atletas que formam a base do Palmas. 

“Eu acredito que de alguma o que está almejando o Palmas, de poder focar no futebol de formação, mas não só da formação técnica e tática, formar jogadores, mas também pensando na pessoa, isso é revolucionário, é pra onde tende a ir o mundo do futebol, não pensar somente na pessoa, pensar na formação, nos valores, pensar na pessoa sob a perspectiva da comunidade, da família, é o que faremos para formar bons jogadores, mas também, boas pessoas”, pontuou. 

Nos últimos quatro anos, o Palmas Futebol e Regatas se tornou referência na formação de atletas e valorização das categorias de base. Esse trabalho deve se intensificar em 2022, com mais investimentos e oportunidades para os jovens atletas. 

“Essa sempre foi a nossa vocação, e nós mostramos isso nos últimos anos. A parceria com o Josep e a Advance Inspiring vai contribuir para que esse trabalho cresça e se fortaleça. É estabelecer um olhar muito além da formação de atletas, mas que se estenda à formação cidadã e à relação com a família e a cidade”, explicou Allan Meira, do Comitê Diretivo do Palmas.

Ainda na conversa antes do treino das categorias sub 17 e sub 19, Cortada falou sobre a importância do esporte não só como perspectiva profissional, mas também na relação de crianças e jovens com a comunidade. 

“Pela experiência que tenho em utilizar o esporte, o futebol como uma ferramenta de formação, em lugares como Palmas é importante porque afinal nos damos conta que os meninos e meninas que estão nas categorias de base, alguns podem chegar à categoria profissional, são uma minoria. O que devemos utilizar é a força do esporte para formar as pessoas para que se possam desenvolver como tais em suas comunidades”, finalizou. 

Além de Fundador da Advance Inspiring Social Innovation e diretor da Fundação FC Barcelona (de 2010 a 2016), Cortada também atuou como responsável de projetos estratégicos do Departamento de Ação Social e Cidadania da Cataluña.