Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Decreto nº 6.313, de 14 de setembro de 2021, do Governo do Tocantins altera o valor das diárias dos servidores que fazem translado para cumprir obrigações de trabalho, em eventos e/ou missão fora da sua sede laboral até mesmo no exterior.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Tocantins (Sintras-TO), esta é uma demanda reprimida apresentada há anos ao governo e mesmo com as cobranças constantes só agora foi atendida com a atualização do valor das diárias.

Para a direção do sindicato é muito importante essa atualização dos valores o que ameniza as dificuldades encontradas pelos servidores durante viagem a trabalho. “É de grande valor essa alteração, mesmo observando que o percentual não contempla toda a defasagem do tempo que não houve atualização monetária. Se não fosse as hospedagens do Sintras muitos servidores não teriam condições de viajar”, destaca o presidente Manoel Pereira de Miranda.

Ele ainda afirma que o sindicato continuará cobrando uma correção monetária compatível com o poder de compra dos servidores.

O sindicato orienta o funcionalismo para seguir os protocolos da prestação de contas entre elas exigir notas fiscais de suas compras para evitar transtornos no ressarcimento das despesas. Pois nem sempre o governo paga a diária antes do servidor sair para a viagem o que o obriga utilizar de seus meios financeiros (cartão de crédito, débito, etc) para não deixar de cumprir suas obrigações de trabalho.

Segundo o sindicato, os servidores queixam-se que as viagens são muito caras e o adicional do governo não alcança os custos das despesas (alimentação, hospedagens, locomoção urbana, passagens, e outras despesas afins). O que faz com que os servidores busquem alternativas como as hospedagens nas nove sedes regionais e no hotel do Sintras na capital Palmas.