Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) do Tocantins, em parceria com a Federação Tocantinense de Futebol (FTF), filiada à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), lançou nesta quinta-feira, 16, o Curso de Formação de Árbitros de Futebol. A iniciativa possibilitará a formação de 150 novos profissionais.

A titular da Seduc, Adriana Aguiar, destacou que o programa faz parte da política da Gestão Mauro Carlesse voltado à qualificação profissional. "Em qualquer setor é preciso ter profissionalização e no esporte não é diferente, o Curso de Formação de Árbitros de Futebol chega para suprir essa lacuna e para fortalecer ainda mais o setor esportivo. E estamos trabalhando com diferentes frentes e parcerias para alcançarmos os 139 municípios", apontou.

Adriana Aguiar também lembrou que recentemente foi lançado o Programa Monitoria e Acompanhamento Esportivo e Escolar (MAEE). "Com o MAEE, vamos atender cerca de 4 mil crianças e adolescentes, inicialmente nos municípios de Gurupi, Porto Nacional, Palmas e Araguaína, com aulas de iniciação esportiva. Uma demonstração do trabalho que estamos desenvolvendo para o setor esportivo", frisou.

O presidente da Comissão de Arbitragem, da FTF, Adriano de Carvalho, destacou que a arbitragem é um dos gargalos do esporte tocantinense. "Essa é uma das demandas que temos na realização de competições esportivas. Com o curso, estamos profissionalizando e possibilitando a geração de renda para os profissionais que atuam de forma amadora e para novos profissionais", apontou.

Para o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e prefeito de Talismã, Diogo Borges, a oferta do curso, de forma regionalizada, é uma grande conquista. "O resultado que teremos é o melhoramento da prática esportiva no interior e nas grandes cidades do Estado. Estamos dando um passo a frente na profissionalização", ressaltou.

O secretário Municipal de Esporte e Lazer de Porto Nacional, o capitão Diógenes Gonçalves, falou da importância dos investimentos que a gestão estadual vem realizando na educação. "Tem uma função social muito grande, inclusive por tirar jovens das ruas e garantir inclusão social. Dessa forma, aproveito para provocar nossos prefeitos, para que na construção do PPA [Plano Plurianual], também seja contemplado o esporte", defendeu.

O curso terá a duração de 6 a 8 meses, com o início previsto para outubro, somando 220 horas, incluindo aulas teóricas, práticas, avaliações físicas e estágios, em conformidade com o que propõe a Escola Nacional de Arbitragem de Futebol. As aulas serão ministradas em encontros quinzenais nas cidades de Araguaína, Gurupi e Palmas, sendo que em cada município serão 50 vagas.

Certificação

No final do curso, o participante do programa que tenha uma frequência mínima de 75% receberá o diploma em árbitro de futebol, que oportunizará ao formando atuar em todo o território nacional em competições das mais diversas e variadas categorias e níveis desde que sejam atendidas todas as disposições de cada entidade a qual for filiado.

A iniciativa tem como objetivo oportunizar a comunidade de modo geral a ingressar no Curso, possibilitando a profissionalização na carreira, melhorando o nível técnico das competições locais e regionais. A qualificação também possibilita a geração de renda extra aos oficiais formados pelo projeto, através de prestação de serviços de arbitragem de futebol em competições amadoras e oficiais.

Inscrições

As inscrições para o curso iniciam tão logo o edital do programa seja publicado no Diário Oficial do Estado (DOE/TO). Para participar do curso, o interessado deve preencher a ficha de inscrição e encaminhar junto com os documentos pessoais (CPF, RG, comprovante de endereço e comprovação de escolaridade) para o e-mail: escolaarbitrosto@gmail.com. Esse endereço também poderá ser usado para o esclarecimento de dúvidas, assim como o telefone.

Para efetuar a matrícula, o aluno deve ter idade igual ou superior a 16 anos no ato da matrícula ou a completar até o término do curso. Quando menor de idade, o interessado deve apresentar autorização do pai ou responsável, através de documento próprio exigido pela Escola e estar cursando no mínimo o ensino médio.

Caso haja um número de inscritos maior que o número de vagas disponibilizado, haverá teste seletivo dos interessados conforme descrito abaixo em ordem sucessiva de classificação: idade mínima de 16 anos e máxima de 35 anos; ensino médio completo no ato da matrícula; avaliações antropométricas (Composição Corporal: RCQ, IMC); Teste físico (FIFA TEST) - Classificatório.