Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Luciana Barros

O "Projeto Lean nas Emergências", ciclo 2, segue suas ações no Hospital Geral de Palmas (HGP). A iniciativa desenvolvida pelo Ministério da Saúde - por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional (Proadi) e do Sistema Único de Saúde (SUS) - executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês surgiu como intuito de diminuir a superlotação nas emergências. Nesta etapa, está em foco a otimização dos procedimentos e enfermaria e centro cirúrgico. A iniciativa busca organizar fluxos internos para otimizar recursos, espaços e insumos. A consultoria desta semana contou com a presença do médico especialista no Sírio Libanês, Raimundo Nonato Diniz, e o engenheiro de material Luiz Augusto de Oliveira.

“Neste ciclo 2 é uma fase que a gente se expande em relação às nossas ações da primeira fase, que foi no pronto-socorro. O objetivo agora é promover uma transformação, envolvendo outras áreas da unidade, para que nós consigamos estabelecer uma coordenação de ação assistencial e a partir disso a otimizar o processo institucional de uma maneira global. Entendemos que, com uma coordenação entre processos, fazer com que seja eficiente e atender uma quantidade maior de paciente dentro das nossas capacidades de segurança e limites de atuação profissional”, explicou o médico especialista no Sírio Libanês, no Projeto Lean, Raimundo Nonato Diniz.

Segundo o coordenador do Escritório da Qualidade do HGP, Pedro Carvalho, “o projeto é desenvolvido em etapas, e a cada fase, os consultores do projeto entregam ações para a nossa equipe multiprofissional executar. O projeto utiliza instrumentos de gestão de qualidade que vem fortalecer nossos processos de trabalho”, afirmou.

O diretor-geral do HGP, Leonardo Toledo, ressalta a importância do projeto na unidade. "É uma satisfação para nós estarmos neste ciclo. Somos um dos seis hospitais escolhidos no país. Nossa equipe está envolvida neste projeto e sabemos o quanto é importante este suporte para os nossos profissionais e o quanto também refletirá na assistência de qualidade aos nossos pacientes”, afirmou.

Os Hospitais selecionados para o Ciclo foram: Hospital Geral de Palmas (TO), Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol/GO), Hospital Metropolitano Odilon Behrens (MG), Hospital Regional São José (SC), Hospital Geral do Grajaú (SP) e Hospital de Messejana (CE).