Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Cleiton Pinheiro garante que a entidade continuará lutando para corrigir os valores das diárias de acordo com a inflação

Cleiton Pinheiro garante que a entidade continuará lutando para corrigir os valores das diárias de acordo com a inflação Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Cleiton Pinheiro garante que a entidade continuará lutando para corrigir os valores das diárias de acordo com a inflação Cleiton Pinheiro garante que a entidade continuará lutando para corrigir os valores das diárias de acordo com a inflação

O Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (SISEPE-TO) afirma que a correção das concessões de diárias no âmbito da administração pública instituída pelo governador Mauro Carlesse por meio do pelo Decreto nº 6.313, de 14 de setembro de 2021, não chega à metade do valor da correção reivindicada pelo sindicato. Segundo a entidade, a correção é apenas metade do valor da inflação referente ao período de 2008 a 2019.

O Sisepe afirma que já vinha reivindicando desde o início de 2020, a revisão dos valores das diárias que estavam defasadas em 60,28%, apurados no período de 2008 a 2019, conforme o INPC-IBGE. De acordo com o presidente do sindicato, Cleiton Pinheiro, a correção não atinge os índices de inflação e prejudica o servidor.

“O Estado desloca o servidor do seu ambiente de trabalho e ainda o expõe as dificuldades. Esses valores não permitem o servidor ter uma hospedagem decente, tampouco uma alimentação digna. Há ainda casos especiais de servidores que desenvolvem suas atividades in loco o que agrava ainda mais a situação. É dever da administração pública zelar e fornecer subsídio adequado aos servidores que saem do seu local de trabalho para servir a população e executar serviços para o próprio Estado”, explicou. 

Cleiton Pinheiro ainda criticou a forma como o governador tem se posicionado em relação ao reajuste, já que, segundo ele, passados dez anos, o correto seria corrigir o valor devido "e não em porcentagens pequenas para se esquivar da situação", disse.

Outra reivindicação feita pelo Sisepe que também não foi atendida, segundo Pinheiro, é a correção das diárias de campo, bem como a equiparação dos das diárias quando um servidor viajar com outro servidor que exerça cargo de nível superior ou de chefia. Para Cleiton Pinheiro, se o servidor viaja com o seu superior, ele deve ganhar o mesmo valor para que as condições de viagem tenham o mesmo tratamento isonômico.

O presidente do Sisepe, garante que a entidade continuará lutando para que o governador venha corrigir os valores das diárias de acordo com a inflação.