Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira

As atividades do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec/Novos Caminhos) iniciaram nesta terça-feira, 21, em Palmas e Tocantinópolis. Na capital, a titular da Seduc, Adriana Aguiar, participou da aula inaugural do curso de Transações Imobiliárias, na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso.

Em Tocantinópolis, a abertura do curso de Serviços Públicos será realizada às 14h, na Diretoria Regional de Educação, Juventude e Esportes (DRE). “Esses cursos são uma excelente oportunidade para os nossos estudantes se preparem para sair na frente na busca por uma vaga no mercado profissional. Só neste semestre, serão ofertados seis cursos”, pontuou a titular da Seduc, Adriana Aguiar.

Os cursos ofertados, neste segundo semestre de 2021, são os seguintes: Vendas, Serviços Públicos, Informática, Administração e Transações Imobiliárias - na modalidade presencial, distribuídos em sete municípios: Paraíso do Tocantins, Guaraí, Araguatins, Tocantinópolis, Colinas do Tocantins, Miracema e Palmas. Estão sendo ofertadas 40 vagas para cada cidade.

Na última segunda-feira, 20, foram realizadas as aulas inaugurais dos cursos em Colinas do Tocantins (Informática), Paraíso do Tocantins (Vendas), Guaraí (Vendas), Araguatins (Serviços Públicos) e Miracema (Administração). Os cursos são ofertados por meio da Superintendência de Educação Científica, Tecnológica e Profissional, desde o ano de 2016.

Estudantes

O estudante Luís Augusto Rodrigues Fortaleza, 17 anos, da 3ª série do ensino médio, do Centro de Ensino Médio Tiradentes, em Palmas, quer trabalhar na área de investimento com bolsas e viu no curso de Transações Imobiliárias uma ótima oportunidade de ingressar no mercado profissional. “Uma pessoa capacitada tem muito mais oportunidade de conquistar uma vaga de emprego. Estou buscando o meu caminho para alcançar meu objetivo. Só agradeço por essa oportunidade”, apontou.

Já a estudante Juliana Batista dos Anjos, 17 anos, da 3ª série do ensino médio, do Colégio Estadual Rachel de Queiroz, quer se formar em Medicina, mas enxerga no empreendedorismo uma grande oportunidade para ter condições de realizar seu sonho. “Empreendendo eu terei condições de pagar um cursinho e depois passar no vestibular. Além do mais, essa é uma porta que se abre para quem quer se capacitar e garantir uma vaga no mercado de trabalho”, ressaltou.

Aulas

Os cursos serão ofertados na modalidade presencial nas seguintes unidades de ensino: no Centro de Ensino Médio José Alves de Assis, em Paraíso do Tocantins; na Escola Estadual Irineu Albano Hendges/Polo UAB, Guaraí; na Escola Estadual Professor José Carneiro de Brito, em Tocantinópolis; na Escola Estadual Osvaldo Franco, em Araguatins; no Centro Vocacional Tecnológico, em Colinas do Tocantins; na Escola Estadual Onesina Bandeira/CVT, em Miracema; e no Centro de Ensino Médio de Taquaralto, em Palmas.