Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Luiz Henrique Machado

Foto: Luiz Henrique Machado

Os detalhes para a simulação de uma possível evacuação em caso de acidente com barragem em Lajeado, cerca de 50km de Palmas/TO, começaram a ser definidos nessa quarta-feira, 22. O evento visa conscientizar os moradores da cidade, que está abaixo da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, e precisam saber o que fazer e para onde ir num possível rompimento das estruturas.

A realização da simulação obedece a uma legislação Federal e, neste caso, tem o Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil Estadual como parceiros. Vão participar também: Exército Brasileiro (22º Batalhão de Infantaria - Palmas), Secretaria de Estado de Segurança Pública, Polícia Civil, Polícia Militar, Defensoria Pública do Estado, Ministério Público Estadual e Prefeitura de Lajeado.

Dia 17 de novembro é a data definida para a simulação e um grupo de moradores deverão ser envolvidos na ação. As estruturas vão começar a ser montadas dia 16.

Coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual, o tenente-coronel Erisvaldo Alves destacou que “o risco de a barragem colapsar é muito pequeno, contudo, o que se faz agora é o cumprimento da lei de segurança de barragem, que obriga esses exercícios, pois caso venha a ocorrer um acidente, a população e os órgãos de segurança, têm que estar preparados”.

“É uma ação muito válida para o alinhamento das instituições, definição de como vai se proceder o simulado e, a partir daí, buscar a integração entre todos. A boa comunicação precisa fluir entre todos, para que no dia se consiga um bom exercício e vermos a capacidade de resposta das agências numa situação real”, destacou o tenente-coronel.

Segundo o prefeito de Lajeado, Júnior Bandeira, a população já vem sendo avisada há um bom tempo, pois já foram instaladas sirenes e placas no perímetro urbano, “sinalizando e orientando a movimentação das pessoas em eventual situação de desastre da barragem”.

“A reunião interinstitucional foi importante, pois estamos preparando o treinamento, partindo para um lado mais prático e vamos ampliar o envolvimento da população, sobretudo aqueles que estão na área de risco”, afirmou o prefeito. (Corpo de Bombeiros)