Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Emerson Silva

Foto: Emerson Silva

A Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), em consonância a Coordenação Nacional do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), da Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato, da Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação, do Ministério da Economia, divulgou nessa quinta-feira, 23, no Diário Oficial do Estado nº 5934, a lista provisória da avaliação dos artesãos individuais e entidades representativas, candidatos ao processo de seleção do edital de Chamamento Público N° 02/2021, para o 14º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras.

O evento ocorrerá no período de 27 a 31 de outubro, em Brasília, seguindo protocolos de prevenção à Covid-19.

De acordo com o edital, na categoria individual foram selecionados, provisoriamente, três artesãos, sendo José Uriawa Karajá (Lagoa da confusão) com produção de peças em Madeira, fibra e cabaça; Marcio Bello dos Santos (Porto Nacional) artesanato em madeira, pele animal, casca de árvore e cerâmica; Josias de Souza Menezes (Gurupi) com produção de artesanato em madeira.

Já na categoria Entidade Representativa, cinco foram pré-selecionadas: Centro Cultural Kájre (Goiatins) com tipologia: semente, fibra, cabaça, casca vegetal, fruto e madeira; Cooperativa dos Artesãos de Biojoias de Xambioá (Xambioá) com tipologia: Madeira, semente, fibra e resina; Associação Dourada (Novo Jardim) com tipologia: Capim e fibra; Associação das Mulheres Artesãs e Empreendedoras do Lajeado (Lajeado) tipologia: Cerâmica e talo de buriti; Associação Dianopolina de Artesãos (Dianópolis) tipologia: Semente, capim e fibra.

Pelo edital, a Adetuc custeará as despesas referentes ao transporte rodoviário das mercadorias e dos artesãos. Já as despesas referentes a hospedagem, alimentação, embalagem para o armazenamento dos produtos que estarão à venda ficarão a cargo dos selecionados. O grupo será acompanhado por um técnico da Pasta.

A lista provisória pode ser consultada no Diário Oficial do Tocantins e no site da Adetuc (www.adetuc.to.gov.br), com os nomes dos participantes selecionados, por ordem de classificação. No dia 27, está prevista para ser divulgada a lista definitiva no Diário Oficial do Tocantins e no site da Agência.