Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: José Matheus

Foto: José Matheus

Os campeões do Futsal masculino e feminino e do Handebol feminino dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) foram definidos nesse último domingo, 26, em Palmas. Os estudantes atletas campeões serão representantes do Tocantins nos Jogos Escolares do Brasil, que serão realizados no Rio de Janeiro, de 29 de outubro a 5 de novembro.

O time de Futsal feminino da Escola Estadual Indígena Mãtyk, da Aldeia São José, de Tocantinópolis, foi classificado em primeiro lugar. A atleta Tarcyara Dias Chavito Apinagé destacou que a equipe se dedicou para representar a escola na fase estadual dos Jogos. "Todos os dias saía da aldeia, onde moro para treinar no ginásio da cidade e chegar aqui. Estamos muito felizes com a vitória", ponderou.

As disputas foram realizadas no complexo esportivo da Escola Estadual de Tempo Integral Professora Elisângela Glória Cardoso. No Futsal masculino, a Escola Arte de Crescer, de Araguatins foi a campeã. Já no Handebol feminino, equipe vencedora foi a do Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins, de Paraíso do Tocantins.

A atleta da equipe de Paraíso, Rebecca Laysa Oliveira Lemos, contou que treina há quatro anos e que está ansiosa para a competição nacional. "É a minha primeira participação nos Jets e a emoção é grande por poder representar o meu Estado. Vamos dar o nosso o melhor nos jogos e como será minha primeira vez no Rio de Janeiro, estou feliz porque vou com minhas amigas do time, que são também minha família", destacou.

Também houve disputa dos segundo e terceiro lugares do Handebol masculino, que teve os campeões definidos, no sábado, 25.

Jets

Essa é a XXX edição dos Jets, que são realizados pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). Neste ano, o evento mobilizou cerca de 500 pessoas, entre competidores, delegações escolares e membros da equipe técnica da Pasta. As competições foram da categoria 12 a 14 anos e abrange 11 modalidades esportivas: Atletismo, Tênis de mesa, Vôlei de praia, Xadrez, Badminton, Natação, Judô, Ciclismo, Futsal, Handebol e Voleibol.