Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) confirmou que a campanha de vacinação contra a febre aftosa do rebanho de bovídeos, na Ilha do Bananal, encerra, nessa quinta-feira, 30. A vacinação teve início no dia 1º de agosto e a expectativa é vacinar mais de 100 mil animais, distribuídos em cerca de 350 retiros de produtores rurais e indígenas.

De acordo com o responsável pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, João Eduardo Pires, a vacinação aconteceu dentro do cronograma estabelecido pela Adapec. “Nossas equipes de campo vem executando os trabalhos dentro daquilo que foi programado e alcançaremos mais uma vez a vacinação de 100% dos bovídeos na Ilha do Bananal”, disse.

O presidente da Adapec, Paulo Lima ressaltou o apoio à vacinação na Ilha por parte do Governo do Estado. “Sabemos das dificuldades que nossos técnicos enfrentam para vacinar os mais de 100 mil bovídeos existentes na Ilha do Bananal, e por isso, o governador Mauro Carlesse disponibilizou, cinco caminhonetes novas para que este trabalho fosse executado dentro do prazo e garantindo mais conforto aos técnicos que atuam diariamente na vacinação do rebanho e na manutenção do nosso status sanitário,” destacou o presidente.

A Agulha Oficial, termo usado quando os próprios técnicos da Agência executam a vacinação, começou ainda em julho com os trabalhos prévios, onde foram feitas as notificações aos retireiros e aos indígenas, com orientações e o pré-agendamento para a colaboração no momento da vacinação. Desde o início de agosto a Adapec mantém 12 técnicos que visitam diariamente distintos retiros, já com os animais devidamente presos, para execução da vacinação de todos os bovídeos. É um trabalho que requer planejamento e dedicação por parte da equipe de campo e de logística.

A vacinação na Ilha do Bananal é executada pela Adapec, que conta também com o apoio das equipes do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea).

Ilha do Bananal

A Ilha do Bananal tem cerca de 2 milhões de hectares, na parte que atinge o Tocantins faz divisa com oito municípios: Formoso do Araguaia, Sandolândia, Lagoa da Confusão, Araguaçu, Cristalândia, Dueré, Caseara e Pium.