A Ação FNO Itinerante, promovida pelo Banco da Amazônia, via plataforma digital, na manhã desta terça-feira, 28, ressaltou que o Tocantins é o Estado que mais aplica recursos do fomento para o desenvolvimento da Região Amazônica. A iniciativa tem como finalidade levar informações aos produtores e aos empreendedores de diversos setores econômicos do Tocantins sobre o acesso ao crédito do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO).
Parceiro forte do banco na contratação de crédito rural, o Governo do Tocantins, por meio do Ruraltins, atua na assistência técnica ao produtor rural tanto na elaboração de projetos que são submetidos ao banco como no acompanhamento e execução do projeto. O trabalho de assistência contribui para que o Tocantins se posicione como Estado que mais aplica por superintendência, responsável por 45% de todo o crédito de fomento para o desenvolvimento da região Amazônica.
“No Tocantins, nós temos 17 agências e uma atuação muito forte. Hoje, é o estado que mais aplica por superintendência. Em 2020, aplicamos mais de R$ 2 bilhões e participamos com 45% de todo o crédito de fomento que é feito para o desenvolvimento dessa região”, explicou o diretor comercial do Basa, Francimar Maciel, representando o presidente Valdeci Tosi, destacando a parceria com o Ruraltins. “É um órgão importantíssimo para as ações de parceria que o banco desenvolve aí no Estado no setor do agronegócio, principalmente na agricultura familiar”, completou.
Na ocasião, o superintendente do Banco da Amazônia no Tocantins, Marivaldo Melo, destacou a atuação conjunta entre o banco e o órgão para o aperfeiçoamento do sistema Basa Digital e o alcance das ações aos 139 municípios tocantinenses nos diversos segmentos, como infraestrutura, agronegócio, pecuária, piscicultura, entre outros.
Para o gestor Fabiano Miranda, presente no encontro, a parceria e, principalmente, o reconhecimento do trabalho vêm para ratificar o comprometimento enquanto órgão de assistência técnica e extensão rural, "com o fortalecimento da agricultura familiar e principalmente, o desenvolvimento do agronegócio tocantinense", afirma.
A apresentação pode ser conferida no canal do YouTube do Banco da Amazônia.