Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Vinnie Parente

Foto: Vinnie Parente

Música, dança, teatro, um belo pôr do sol no lago e muita bossa nova. É neste clima que o Grupo Tukan apresenta o musical “Desafinados – Uma Viagem à Bossa Nova” em seu canal do Youtube. As sessões acontecem na sexta, sábado e domingo, 1º, 2 e 3, às 19h30, gratuitamente.

O musical oferece clássicos da bossa nova, resgatando a obra de nomes como João Gilberto, Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Com música e teatro, a proposta é ir além do show no estilo “um barzinho e um violão” e oferecer um resgate da história do gênero musical, levando ao público o contexto e a mensagem de cada canção na interpretação dos atores-cantores. Dentre as canções interpretadas que dão o tom da homenagem estão: “Garota de Ipanema”, “Águas de Março”, “O Barquinho”, “Corcovado”, “Chega de saudade” e “Desafinados”, dentre outras.

De acordo com o diretor-geral do espetáculo, Piettro Lamonier, a proposta é homenagear um dos movimentos mais influentes da Música Popular Brasileira, por meio de uma viagem à década de 60, que se passa à beira do Lago de uma chácara, onde um grupo de amigos se diverte ao debater curiosidades sobre o marcante movimento musical, compartilhar ideias e, claro, muita música.

A estreia de “Desafinados – Uma Viagem à Bossa Nova” aconteceu no ano de 2019, com três apresentações no Theatro Fernanda Montenegro que garantiram recordes de público e ingressos esgotados em quase todas as sessões. Desta vez, o espetáculo ganha versão online, em virtude da pandemia, e com um novo formato, dessa vez em clima sunset, gravado na Chácara Ponta Verde, em Lajeado. “O espetáculo ganhou uma cara de Tarde em Itapuã, com a leveza que a beleza do local, cenário e figurinos agregaram para trazer ainda mais beleza para esta viagem musical”, adianta o diretor.

Elenco

O espetáculo é apresentado pelos cantores e atores Piettro Lamonier, Mello Júnior, Cinthia Abreu, Lívia Tâmara, Iva de Oliveira, Ana Valéria Nepomuceno, e Felipe Trindade. Eles são acompanhados de instrumental clássico com piano (André Oliveira), Nilson Adriano (flauta), violão (Daniel Rabelo) e percussão (Pedro Sousa).

A realização é do Instituto Brasil Sustentável (IBS). O projeto  foi contemplado pelo Prêmio Aldir Blanc, da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e Governo Federal - Ministério do Turismo - Secretaria Especial de Cultura e Fundo Nacional de Cultura.

A presidente do IBS, Luciênia Brito, afirma que é uma honra para o Instituto assumir a gestão do projeto, pois incentiva a valorização da cultura local. “Temos artistas incríveis no Tocantins e o Grupo Tukan é um destes tantos talentos que temos em nosso Estado. Eu estive na gravação, acompanhei o espetáculo e posso afirmar a todos que será um momento inesquecível de entretenimento. Não deixem de acompanhar, todas as sessões”, expressa a presidente.

(Foto: Vinnie Parente)