Alvorada do Tocantins conta com 8.396 habitantes e é destaque na atenção à saúde. O prefeito Paulo Antônio (PSL) comemora o 1° lugar no ranking estadual do programa Previne Brasil, do Governo Federal, que mede os indicadores relativos ao serviço da Atenção Básica de Saúde, nos municípios.
Os dados foram coletados a partir de acompanhamento feito pelo Ministério da Saúde, através do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), dentro do Previne Brasil, com parâmetros, metas e pesos do cálculo.
Confira os índices que colocam Alvorada em 1° lugar no Tocantins:
O prefeito Paulo Antônio atribui o feito aos investimentos da prefeitura no serviço da educação básica e, também aos esforços e dedicação das equipes de Saúde dos município. “É mais uma conquista fruto do nosso intenso trabalho para melhorar a atenção básica do nosso município, pois é lá que começa o atendimento preventivo para as pessoas. Conquista também de todas as nossas equipes de Saúde, sempre dedicadas a fazer o melhor pela nossa população. São frutos de um trabalho realizado em equipe”, analisa.
Para o prefeito Paulo Antônio, o 1° lugar é resultado de investimentos da prefeitura (Foto: Divulgação Alvorada)O gestor ressalta ainda que a saúde continua sendo umas das principais prioridades da gestão 'Deus Acima de Tudo'. ”Em nossa primeira gestão, reformamos, ampliamos e climatizamos postos de saúde, construímos anexo e estruturamos todas as unidades. A saúde é uma responsabilidade que eu tenho como prefeito e como cidadão que será a nossa prioridade nesse novo mandato. Vamos continuar a estruturação e ampliação das estruturas de saúde e também das nossas equipes, com a inserção de novos instrumentos e equipamentos e incrementar novas especialidades na rede municipal de saúde", assegura.
Programa Previne Brasil
O Previne Brasil, programa que reformulou o financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), tem como um dos componentes que fazem parte do repasse mensal aos municípios o pagamento por desempenho. O monitoramento desses indicadores permite que a gestão federal, estadual, municipal e profissionais de saúde avaliem o acesso e a qualidade dos serviços prestados pelos municípios, viabilizando, assim, a implementação de medidas de aprimoramento das ações no âmbito da Atenção Primária à Saúde, além de ser um meio de dar mais transparência aos investimentos na área da saúde para a população.
Alvorada do Tocantins (Foto: Divulgação Alvorada)(Com informações Alvorada do Tocantins)