Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Antônio Gonçalves/ Prefeitura de Palmas

Foto: Antônio Gonçalves/ Prefeitura de Palmas

O que Palmas precisa melhorar na área da educação? E na saúde, é preciso construir novas unidades? Agora é o momento dos palmenses avaliarem a gestão pública e apresentarem as demandas prioritárias para o Plano Plurianual (PPA) 2022-2025. Neste ano, devido à pandemia da covid-19, a Prefeitura de Palmas fará a consulta pública por meio do aplicativo Colab, que pode ser baixado no celular - iOS e Android - ou acessado pelo site https://consultas.colab.re/ppapalmas. A consulta começou na quinta-feira, 30, e segue até o dia 31 de outubro.

O palmense poderá apontar os pontos positivos e negativos, como também pensar a Capital como um todo. Também será possível destacar as ações prioritárias para as áreas da Educação; Saúde; Juventude, Esporte e Lazer; Assistência Social e Defesa dos Direitos; Habitação e Regularização Fundiária; Mobilidade Urbana; Segurança Pública; Desenvolvimento Rural e Agronegócio; Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Energias Sustentáveis; Cultura e Turismo;  Economia, Emprego e Renda; e  Transparência, Controle e Gestão.

É o grande momento para a população apontar quais políticas públicas a gestão municipal deverá implementar nos próximos quatro anos e quais serviços precisam ser ampliados. “Durante estes momentos tão difíceis de pandemia e pós-pandemia, a participação do cidadão, contribuindo com opiniões e sugestões sobre as demandas do município, se torna ainda mais necessária. É importante sabermos o que, de fato, a população precisa. Esta é uma excelente oportunidade de participarmos e contribuirmos para o desenvolvimento de uma Palmas cada dia melhor”, destaca a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro.

“O resultado da consulta pública norteará as ações que serão incluídas no projeto do PPA 2022-2025, atendendo às prioridades estabelecidas pelos cidadãos para Palmas. Por isso, é fundamental que todos os palmenses participem do processo por meio do Colab, pois isso garantirá que as demandas dos cidadãos sejam atendidas”, pontua o superintendente de Planejamento e Orçamento, José Augusto Rodrigues Santos Júnior, da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano. O projeto do PPA precisa ser enviado à Câmara Municipal até o dia 30 de novembro.

Passo a passo

Após baixar o aplicativo do Colab ou acessar pelo site https://consultas.colab.re/ppapalmas, o palmense precisa preencher o cadastro. A gestão municipal orienta para que preencha todas as informações, com destaque ao endereço residencial, porque a localização auxiliará na elaboração do relatório das demandas e na elaboração das políticas públicas.

É importante que baixe o aplicativo, porque é uma ferramenta de contato direto com a Prefeitura de Palmas que poderá utilizar para acessar outros serviços, como solicitar reparos na iluminação pública ou a manutenção de equipamentos públicos, e receber informação na palma da mão. E o Colab funciona como uma rede social, com interação, aproximando ainda mais os palmenses.

Já se cadastrou? Se sim, acesse o aplicativo ou o site https://consultas.colab.re/ppapalmas colocando o seu login e senha. Após entrar, busque a área de pesquisa, apenas deslizando a barra de rolagem da página. Caso esteja no computador, clique na barra vertical à direita, no celular, basta deslizar o dedo. (Secom Palmas)