O álbum “Deixa Raiar”, composto pela cantora tocantinense Raia, terá show de audição exclusiva nos dias 8 e 9 de outubro, no Teatro de Bolso, monumento Coluna Prestes. Com público reduzido de 45 pessoas, e obedecendo todas as medidas de segurança sanitária, a artista volta aos palcos.
A ideia da audição exclusiva antes do lançamento on-line é um modo de reservar as músicas aos ouvintes tocantinenses. "Queria cantar meu disco primeiro para o público palmense”, explica Raia. O repertório contará, além das canções já conhecidas da compositora, com seis singles inéditos do álbum. O público verá um espetáculo multilinguagem, com dança e elementos do teatro. Além disso, um intérprete de Libras traduzirá toda a apresentação, de modo a proporcionar mais acessibilidade à performance.
Para àqueles que estão em vulnerabilidade social, e para pessoas com deficiência, a entrada é gratuita, uma vez que 20% dos ingressos foram reservados para estes grupos.
MC Iúna
A rapper MC Iúna fará uma participação especial mostrando suas rimas, e, em conjunto com a dançarina Gabi Oliveira, compõe o balé de Raia. MC Iúna integra o Centro Cultural Carlos Maringhella onde os ensaios para o evento aconteceram e onde a cantora Raia já conduziu uma oficina de dança do ventre. Também engajada como ativista Raia destaca que: “um dos diferenciais da produção é a escolha por uma equipe técnica e artística majoritariamente negra e feminina”. A cantora faz questão de visibilizar e fortalecer as pautas sociais.
O espetáculo foi contemplado em 2° lugar no Edital 003 da Lei Aldir Blanc do Governo do Estado, que também permitiu a interação com a comunidade Quilombola do Prata localizada no município de São Felix do Tocantins, no Jalapão. Raia morou seis meses na região, atuando como médica, conheceu a comunidade e percebeu que o quilombo não recebia muitos projetos culturais. "Quando pensei em escrever um projeto cultural, idealizei levar para a juventude do Prata”, afirma.
Graças ao apoio da Lei Aldir Blanc, e a parceria com a Prefeitura de São Félix, a artista ministrou uma oficina de audiovisual e dança para os adolescentes da comunidade remanescente quilombola.
Deixa Raiar
O disco Deixa Raiar é o primeiro álbum de Raia. Ele trará 11 canções autorais, sendo que seis delas são inéditas. Em 2019 foi feito um financiamento coletivo para gravação de “Deixa Raiar”, a “vaquinha” virtual arrecadou mais de R$ 20 mil e mobilizou cerca de 80 pessoas. Composto inteiramente por Raia, o álbum tem músicas de diversos ritmos brasileiros e carrega uma forte referência ao Tocantins, que está presente nos cenários, ritmos e cores em alusão ao estado. Em 2020 o lançamento do álbum foi adiado devido à pandemia, e em dezembro foi selecionado em editais estaduais e no edital promovido pelo Banco da Amazônia, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Raia
Envolvida com arte desde a infância, quando atuava em peças estudantis, a cantora iniciou a vida na música profissionalmente em 2018, com o lançamento do clipe “Casinha”, gravado em Taquaruçu, que alcançou mais de 65 mil visualizações no You Tube. Na sua trajetória tem sete singles lançados, participou dos festivais de música Bem Ali Sessions, Toca FM e Salimp de Imperatriz.