Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Começa em Gurupi, na quarta-feira, 6, e vai até a próxima sexta-feira, 8, a 1ª Mostra Toca de Teatro. O projeto dessa mostra foi contemplado por Edital da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), por meio da Lei Aldir Blanc, com recursos do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo/Secretaria Especial da Cultura. A Mostra terá a execução pelo Grupo Motirõ de Teatro, grupo coordenado em Gurupi pelo ator e diretor teatral Fernando França.

Em função da situação pandêmica e as necessidades sanitárias a realização do evento, acontece pelos moldes virtuais, sendo os espetáculos teatrais e oficinas transmitidas no canal do Youtube do Grupo Motirõ de Teatro.

A 1ª Mostra Toca de Teatro, em sua primeira edição, conta com a participação de seis espetáculos, sendo destes, cinco selecionados por meio de edital e um convidado, além de duas oficinas de teatro, também convidadas. Toda a comunidade pode se inscrever e participar das oficinas de capacitação.

Como surgiu

O diretor Fernando França, proponente do projeto, explica que a Mostra surgiu de uma necessidade de contribuir e unir os grupos de teatro aqui do Tocantins, possibilitando aos grupos e companhias de teatro do estado a apresentarem seus trabalhos e que foram interrompidos  devido a pandemia.

Ferramenta

“Além de ser um dispositivo de sustentabilidade para os grupos, a 1ª Mostra Toca de Teatro irá proporcionar um cachê justo aos espetáculos e oficineiros, ajudando assim nesse momento tão árduo que estamos vivendo. É, sem dúvida, uma ferramenta importante para a transformação social e também para que as pessoas conheçam o primoroso trabalho artístico que desenvolvemos aqui no estado”, finalizou Fernando França.

Participantes

Em sua programação, estarão participando da 1ª Mostra Toca de Teatro, grupos teatrais de todas as regiões do Tocantins, como o Grupo Artpalco de Araguaína, com o espetáculo “A Incrível Lenda do Capim Dourado”; TrupeAçu de Taquaruçu, com o espetáculo “As Charlatonas”; Agulha Cenas, de Palmas, com o espetáculo “Tumbeiros”; Cia de Teatro UM Ponto DOIS, de Palmas, com o espetáculo: “Histórias que eu vou contar”; Cia Poesia Encenada de Gurupi, com o espetáculo “Naufrágio” e Cia Cenaberta, de Palmas, com o espetáculo “Antiquário Frankl”.

Oficinas

A 1ª Mostra Toca de Teatro contará, também, com oficinas com os atores Tales Monteiro, de Palmas, e Cristiano Cabral, de Gurupi.

As apresentações artísticas e também as oficinas são gratuitas e destinadas à comunidade de modo geral, podendo acessar e assistir de qualquer aparelhos, seja smartphone, smart Tv, computador ou tablet. É uma oportunidade de a comunidade consumir produtos artísticos oriundos do nosso estado e de nossa cultura. Toda a programação e informações podem ser conferidas nas redes sociais do Grupo Motirõ de Teatro e pelo site https://www.motiroteatro.com.br/mostra-toca-de-teatro.