Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com incentivo do Governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), ocorre nessa segunda-feira, 11, no salão de exposição do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas, com entrada gratuita, a exposição fotográfica “Palmas Tocantins - Registro Documental da Câmera de Edson Lopes”. A exposição poderá ser visitada até 31 de outubro.

O evento é uma realização da Associação Amigos da Cultura e do Meio Ambiente - Taquaruçu, Canto das Artes, e a exposição é um presente pelos 33 anos de criação do Tocantins, celebrados no último dia 5 de outubro, permitindo um resgate da memória do Estado.

As fotografias contam a história de Palmas, entre os anos de 1989 e 1994, feitas pelo primeiro fotógrafo oficial da Prefeitura de Palmas, Edson Lopes (in memorian). Ele acompanhou, ao longo de 20 anos, a construção da cidade de Palmas, desde o lançamento da pedra fundamental em 1989 até o ano de 2010. Capturou ao longo desse período, o Cerrado dando lugar a avenidas, o vai e vem das máquinas e das pessoas que chegavam de todos os cantos do país em busca de uma nova vida. O acervo do fotógrafo conta com aproximadamente 15 mil fotos, feitas em película preto e branco.

A exposição tem como objetivo a aquisição de equipamentos necessários para a digitalização de parte do acervo do fotógrafo. Nesta primeira fase do projeto já foram digitalizadas 3 mil imagens, das quais 50 fotografias resultaram na exposição.

“O Tocantins ganha um presente que permite um resgate da memória, permite infinitos olhares para gerações futuras e contribui para a discussão acerca da imagem que os habitantes têm da cidade, que ainda se encontra em processo de construção. A exposição possibilitará também o contato das pessoas ao conteúdo documental que corria risco de se perder com a ação do tempo. O objetivo do projeto é digitalizar parte do acervo do fotógrafo Edson Lopes e preservar essa memória tão importante para nossa cultura”, destaca Tharson Lopes, fotógrafo e fundador do Canto das Artes.

O projeto foi contemplado no edital emergencial pelo Governo do Tocantins, por meio da Adetuc, e Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura e Fundo Nacional de Cultura.

Edson Lopes

Natural da cidade de Tocantins, em Minas Gerais, Edson Lopes foi pioneiro no Estado do Tocantins sendo o primeiro fotógrafo oficial da Prefeitura de Palmas. Dono de um olhar sensível e apurado, suas imagens materializaram um grande acervo histórico do qual com registros de momentos memoráveis do crescimento da nova Capital. Edson Lopes faleceu em abril de 2010, aos 66 anos.