Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

A Secretaria da Saúde de Araguaína inicia nesta sexta-feira, 8, um mutirão de vacinação para a aplicação da vacina contra a covid-19. O foco principal da ação é alcançar a população que recebeu a vacina da fabricante Pfizer e ainda não retornou às UBS (unidades básicas de saúde) para a aplicação da segunda dose.

“Seguindo a recomendação do laboratório fabricante, Araguaína está reduzindo o intervalo de aplicação da segunda dose para quem recebeu o imunizante da fabricante Pfizer, que agora passar a ser aplicado com um intervalo de 21 dias. Por isso precisamos que a população procure as unidades básicas de saúde e complete o esquema vacinal o quanto antes”, orientou a diretora de imunização do município, Samilla Braga.

De acordo com os dados levantados pelo Município, das mais de 64 mil pessoas que receberam a primeira dose da vacina, pouco mais de 14 mil foram até os postos de vacinação para receber a segunda dose que completa o protocolo de imunização. A pouca procura representa um déficit de 77% da população que ainda não recebeu a segunda dose do imunizante.

Mutirão de vacinação

O mutirão terá início nesta sexta-feira, 8, com a instalação de um posto avançado de vacinação em frente à Câmara de Vereadores, no Centro, no cruzamento entre a Avenida Cônego João Lima e a Rua das Mangueiras, das 17 às 19 horas. No local, também será aplicada a vacina para a população que ainda não recebeu a primeira dose e que tenha idade a partir dos 12 anos, além do público-alvo que deverá receber o reforço da imunização com a terceira dose.

No sábado, a vacinação itinerante segue próximo à Câmara de Vereadores, das 9 às 15 horas, além do Ginásio Poliesportivo Pedro Quaresma, na Via Lago, das 8 às 13 horas e das UBS Araguaína Sul, UBS José Ronaldo Pereira da Costa (Dom Orione) e UBS Palmeiras do Norte, das 8 às 13 horas.

Na segunda-feira, 11, véspera de feriado e ponto facultativo no município, o mutirão seguirá atendendo a população, das 9 às 17 horas, e os atendimentos também seguem no Ginásio Poliesportivo Pedro Quaresma, na Via Lago, das 8 às 13 horas, e nas UBS Dr. Francisco Barbosa (Vila Aliança), UBS Dr. Raimundo (Setor Maracanã) e UBS Avany Galdino da Silva (Bairro São João), das 8 às 13 horas.

Após o feriado de terça-feira, 12, a vacinação itinerante retorna na quarta-feira, 13, em frente à Câmara de Vereadores, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas.