O período chuvoso no Tocantins começa a partir de outubro, avançando até meados do mês de abril, e uma das características do "inverno tocantinense" são as nuvens acompanhadas com rajadas de ventos, raios e trovões, devido à localização geográfica da região que tem grande incidência solar e muita umidade. Por isso, nesta época, é preciso ter cuidados redobrados dentro e fora de casa, antes, durante e depois dos temporais, conforme alerta a Defesa Civil de Palmas.
Durante as chuvas fortes, a população deve evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos e próximas a córregos e ribeirões, pois há risco de seu nível se alterar rapidamente, podendo acarretar transbordamentos. É importante atenção especial para áreas de encostas, morros e com enxurradas bruscas.
De acordo com o superintendente da Defesa Civil do Município de Palmas, Bruno Maciel, em casa, é importante fazer a revisão do madeiramento e reforçar a amarração do telhado. Os aparelhos elétricos devem estar desligados das tomadas, assim como o gás. “Se você morar ou possuir comércio em áreas sujeitas a alagamentos e inundação, coloque seus móveis e estoques em lugares altos”, recomenda Maciel.
Enchentes
Outra orientação é não utilizar alimentos atingidos por enchentes e nem ingerir água de inundações. O telhado e canaletas de águas devem ser limpos para evitar entupimento, e o lixo não deve ser jogado em bueiros, bocas de lobo, nem em córregos e rios, para não obstruir o escoamento da água.
Deve-se evitar deixar crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem se contaminar e contrair graves doenças, como hepatite e leptospirose.
Emergências
A Defesa Civil realiza monitoramento constante a fim de avisar a população em caso de chuvas fortes, e como proceder nesses casos.
Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil Municipal, que fica em alerta 24 horas, por meio do telefone 153.
Especialista
Do ponto de vista climatológico o período chuvoso no Estado já começou, é o que afirma o meteorologista, José Luiz Cabral, professor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). “Hoje Já tivemos registros de bons volumes pluviométricos em varias regiões do Estado”.
O professor aponta que o acumulado de chuvas no Estado está dentro da média climatológica. “Desde o ano passado estamos sobre a influência do fenômeno La Niña, que reduz as chuvas na região Sul e aumenta significativamente as chuvas nas regiões Norte e Nordeste”, pontuou.
Cabral afirma teremos, na maior parte do período chuvoso, formações de nuvens que produzem rajadas de vento, com descargas elétricas, raios e trovões.
Outras dicas:
Não é recomendado buscar abrigo ou estacionar veículos debaixo de árvores, pois elas podem cair e ocasionar graves acidentes;
Devem ser evitadas áreas abertas, como campos de futebol, quadras de tênis, estacionamentos, praias e rios;
Mas é recomendado não ficar no alto de morros ou no topo de prédios;
Devem ser evitados locais próximos a cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos, assim como lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios (pequenas construções não protegidas, tendas ou barracos, veículos sem capota como tratores, motocicletas ou bicicletas), linhas de energia elétrica e torres telefônicas. (Secom Palmas)